Vendas de carros elétricos abrandam o ritmo, mas em Portugal o mercado continua a crescer. Quer saber a quantas andamos no que diz respeito à eletrificação?
Cada cabeça sua sentença. Parece continuar a não haver consenso no que diz respeito ao rumo da eletrificação no automóvel. E mais agora, que as vendas de carros exclusivamente a baterias parecem estar a abrandar.
Portugal é exceção à regra: no país, o mercado de carros elétricos cresceu 23% em julho em termos homólogos, o correspondente a 3.317 novas matrículas, segundo dados oficiais. E sempre a aumentar a bom ritmo. Em 2023, 36.390 unidades BEV vendidas, mais do dobro do que em 2022.
Leia também: Alfa Romeo Junior Veloce é elétrico e… muito desportivo
Mas o que significam estes números na paisagem total; afinal, quantos automóveis elétricos estão já a circular em Portugal? Segundo dados do Eurostat, até ao final de 2023, contavam-se 111.002 unidades, o que representa 1,87% do mercado automóvel nacional. Só.
Na Dinamarca, os veículos elétricos representam 7,1% de total do mercados de ligeiros de passageiros
Ainda assim, sublinhe-se que o número da Eurostat relativo a Portugal não contempla ainda as 19.000 unidades vendidas no primeiro semestre deste ano.
É fazer as contas…
VÍDEO: veja aqui o novo Alpine elétrico