O setor automóvel em Portugal registou uma recuperação em março, após dois meses consecutivos de queda. De acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram vendidos 27.787 veículos no mês passado, um aumento de 5,9% face ao mesmo período do ano anterior.
Apesar do crescimento mensal, o primeiro trimestre de 2025 encerrou com uma ligeira retração de 1,1% em comparação com 2024, totalizando 67.788 unidades comercializadas.
A tendência de adoção de veículos elétricos e híbridos mantém-se em alta. Nos primeiros três meses do ano, 65,1% das novas matrículas corresponderam a modelos movidos a energias alternativas. Os híbridos convencionais (HEV) lideraram, com 24,5% das vendas, seguidos pelos elétricos puros (BEV), com 20,8%, e pelos híbridos plug-in (PHEV), com 11,5%.
Em contraste, os veículos a gasolina representaram 29,3% do mercado, enquanto os modelos a gasóleo caíram para apenas 5,5%.
Tesla Perde Terreno, BYD Dispara
A Tesla, tradicionalmente forte no segmento elétrico, registou uma queda de 25,7% nas vendas no primeiro trimestre, com 2.145 unidades comercializadas. Em oposição, a chinesa BYD mais do que triplicou as suas vendas (+206,6%), alcançando 1.260 veículos vendidos no mesmo período.
Este desempenho reflete a crescente competitividade das marcas asiáticas no mercado europeu, bem como a aposta dos consumidores portugueses em tecnologias mais sustentáveis.
Com a recuperação de março e a consolidação dos elétricos, o setor automóvel nacional mantém-se dinâmico, apesar dos desafios económicos globais.