Todas as fórmulas de sucesso têm uma receita. A da BYD, como de outros gigantes empresariais da China, não é propriamente secreta, mas os seus preços muito competitivos foram alvo de estudo das autoridades do Japão, que dizem ter desvendado a razão por trás dos elétricos acessíveis.
Os especialistas do Departamento Económico e Comercial do Japão, reunidos em seminário que contou com a presença de mais de sete dezenas de fabricantes que se debruçaram sobre o tema dos veículos elétricos, estudaram as propostas chinesas para concluir que o segredo por detrás dos preços baixos é o facto de produzirem todos os componentes dos seus veículos, incluindo as baterias.
A BYD foi mesmo apontada como a referência nesta matéria, não é apenas o segundo maior fabricante de baterias para carros elétricos do mundo, só atrás da CATL, como produz a quase totalidade dos seus componentes.
Veja-se o Dolphin, por exemplo, apenas os pneus e os vidros (made in China, pela Fuyao) não são produzidos pela BYD. Tudo o resto é de fabrico “caseiro”.