Site icon Revistacarros

Ecrãs holográficos podem substituir painel de instrumentos e a Hyundai vai na frente

A guerra dos ecrãs atingiu novos patamares com o Cadillac Escalade a exibir um ecrã gigantesco de 55 polegadas e o Lincoln Navigator logo atrás com um ecrã de 48 polegadas.

No entanto, ambos deixam algo a desejar, uma vez que são essencialmente colocadas no topo do painel de instrumentos, contribuindo pouco para a coesão geral do design. Isto faz-nos pensar quando é que os fabricantes de automóveis irão finalmente ultrapassar este jogo de competição digital.

Essa mudança pode estar a chegar mais cedo do que o esperado, graças ao Hyundai Mobis, que se associou ao especialista em ótica Zeiss para um “ecrã holográfico para o para-brisas”. Na prática, transforma o para-brisas num head-up display de alta tecnologia que pode substituir o painel de instrumentos digitais, o sistema de infoentretenimento e o ecrã do passageiro da frente. Além disso, uma vez que se trata apenas de uma projeção, os condutores podem “verificar várias informações sem tirar os olhos da estrada”.

Apesar de soar como uma fantasia rebuscada, as empresas disseram que “esta tecnologia de sonho, anteriormente existente apenas em filmes ou anúncios, está prestes a tornar-se realidade”. Em particular, se tudo correr bem, a produção em massa poderá começar já em 2027.
Embora os pormenores ainda sejam um pouco escassos, a Hyundai Mobis afirmou que o ecrã se baseia num projetor de alta tecnologia, bem como numa película transparente que é aplicada no para-brisas. A película em si é pouco mais espessa do que um fio de cabelo humano, medindo apenas 100 micrómetros.

O desenvolvimento preliminar do produto já está em curso e a tecnologia foi recentemente demonstrada para “clientes nacionais de fabricantes de automóveis globais”, o que presumivelmente significa Hyundai e Kia. Independentemente disso, a empresa tem-se mostrado aberta a atrair novos clientes e apontou para uma empresa de estudos de mercado que afirma que “o mercado mundial de HUD holográficos deverá crescer para cerca de 7 milhões de unidades até 2030, estabelecendo-se como uma nova tendência no campo dos ecrãs da próxima geração”.

Embora ainda não se saiba se os ecrãs holográficos são a próxima grande novidade, a Hyundai Mobis afirmou que se trata de uma evolução dramática em relação aos actuais ecrãs para a cabeça e que permitirá que os interiores sejam abertos e arejados.

 

Exit mobile version