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Pode-se finalmente dizer que a Ebro está de volta. O construtor espanhol, que festeja agora o seu 70º aniversário, aproveitou as atenções do Madrid Car Experience para apresentar os seus dois primeiros modelos.

Ambos são SUVs, um dos quais terá uma mecânica híbrida plug-in e será fabricado na Zona Franca de Barcelona. Estes dois primeiros modelos da Ebro são o resultado do acordo entre a empresa espanhola e o grupo chinês Chery, assinado há alguns dias em Barcelona. O S700 será provavelmente o modelo mais popular desta nova era da marca.

Neste caso, é baseado no Chery Tiggo 8, que apresentou a sua última atualização no último Salão Automóvel de Pequim, embora tenha uma série de ajustes para o adaptar à imagem da Ebro. Mede 4,51 metros de comprimento, como um Renault Austral, 1,86 metros de largura e 1,69 metros de altura.
É alimentado por um motor híbrido plug-in, certificado como sendo de emissões zero. Combina um motor a gasolina 1.5 T-GDi com um motor elétrico para produzir 350 cv no seu melhor, e está associado a uma transmissão automática DHT. Não conhecemos a capacidade da sua bateria, mas sabemos que oferecerá 80 quilómetros de autonomia eléctrica. Sabemos também que terá uma gama com duas opções de equipamento disponíveis ainda por definir.

O Ebro S800 leva o Ebro S800 um passo à frente, porque é um SUV-D. É baseado no Chery Tiggo 9, que também será comercializado no nosso país como Jaecoo 8. Mede 4,72 metros de comprimento, como um Renault Espace, com uma largura de 1,86 metros e uma altura de 1,7 metros.
Ao contrário do modelo anterior, este S800 é alimentado por um motor a gasolina sem qualquer eletrificação. Trata-se do 1.6 T-GDi com 150 cv, sempre associado a uma caixa automática DCT de dupla embraiagem e tração dianteira.

Por conseguinte, é provável que o seu preço seja inferior ao do S700. Uma vez apresentados os dois primeiros modelos no Madrid Car Experience, a ideia da Ebro é criar uma rede de 30 concessionários em Espanha para os poder vender e reparar antes do final de 2025. Além disso, juntamente com a Chery, investirá 400 milhões na antiga fábrica da Nissan, onde tenciona empregar 1250 pessoas.

Ricardo Carvalho

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