As primeiras imagens da segunda geração do VW T-Roc surgiram online, mostrando um crossover compacto que se baseia no design do modelo atual e incorpora elementos novos emprestados do seu irmão maior, o Tiguan.
O novo T-Roc está previsto para o final deste ano e tem um peso significativo para a Volkswagen, especialmente em mercados-chave como a Europa. É consistentemente um dos veículos mais vendidos do continente. De facto, no ano passado, foi o segundo automóvel mais vendido da VW em todo o mundo, ficando apenas atrás do Tiguan em números globais.
Posicionado entre o T-Cross e o Tiguan na gama de crossovers da Volkswagen, esta nova geração será um importante rival do Hyundai Kona e do Toyota C-HR. O modelo atual partilha muito com o antigo Golf Mk7, mas o novo T-Roc utilizará as mesmas bases do Golf Mk8.5, incluindo a sua arquitetura MQB Evo.
A frente do novo T-Roc é dominada por uma grelha gigantesca com grandes recortes em forma de hexágono e entradas de ar acentuadas. Os faróis são semelhantes a muitos outros modelos VW, incluindo o Tayron e o Tiguan, mas têm uma forma ligeiramente mais afilada e agressiva. A eles junta-se uma barra de luz LED.
O perfil lateral também teve a sua quota-parte de atualizações. Por exemplo, a saliência dianteira parece mais longa do que no modelo da primeira geração e destaca-se um novo conjunto de jantes pretas e prateadas.
O vinco acentuado que corre ao longo da parte superior das peles das portas foi removido e existem poucos vincos curvos nos painéis dos quartos. O pilar C, de espessura semelhante ao do atual T-Roc, foi mantido e o vidro traseiro é igualmente afilado.
Os designers da marca também trabalharam na traseira do T-Roc. Criaram novos farolins traseiros, uma barra de luz, e reviram o para-choques traseiro e a porta da bagageira.
Os pormenores sobre a gama de motores ainda são desconhecidos, mas podemos esperar um leque de ofertas semelhante ao encontrado noutros modelos compactos da VW, como o Golf, incluindo várias opções ligeiramente híbridas.
Espera-se também uma evolução do T-Roc R, provavelmente equipada com o mesmo motor de quatro cilindros turbo de 2,0 litros que se encontra no Golf R. Muitos esperam também uma adição de um híbrido plug-in à gama, embora a VW ainda não tenha confirmado nada a esse respeito.