Um dos grandes problemas das longas viagens por todo o país é o número de vezes que é necessário atestar o depósito de combustível – e o preço que isso pode custar. A Thor Industries quer tornar a sua viagem mais eficiente com a sua auto-caravana híbrida plug-in.
Esta Thor é só um protótipo por enquanto, mas a empresa chama-lhe a primeira autocaravana híbrida classe A do mundo. Mas não se trata de um híbrido tradicional. A Thor utiliza uma plataforma “híbrida em série” da Harbinger Motors com um conjunto de baterias de 140,0 kWh, um extensor de autonomia a gasolina (em oposição a um motor a gasolina tradicional que aciona as rodas) e um teto solar. A bateria, por si só, tem uma autonomia de 240 km, enquanto a configuração combinada permite uma autonomia de 800 km por abastecimento.
Graças à arquitetura de 800 volts, o RV híbrido da Thor é capaz de carregamento rápido DC – embora a empresa não diga com que rapidez. Ainda possui recursos de carregamento bidirecional V2L que podem atuar como uma fonte de energia de backup para sua casa.
A Thor também não especifica a dimensão do extensor de autonomia a gasolina, mas a empresa promete uma excelente aceleração e binário da configuração híbrida. Tem “o dobro do binário de um motor a gasóleo”, segundo a Thor. Debaixo da carroçaria encontra-se uma suspensão dianteira de duplo braço e um sistema de direção por fios, enquanto um conjunto de caraterísticas de segurança ativa vem de série.
Como já foi referido, trata-se apenas de um protótipo. Mas a empresa-mãe da Airstream espera ter a sua caravana ultra-eficiente na estrada e em produção no próximo ano.