“Race for Glory” é o nome do novo filme que conta a história do duelo travado entre o Lancia 037 Rally e o Audi Quattro em 1983, nos saudosos tempos do Grupo B.
Com estreia marcada para o início de 2024 – a 5 de janeiro de 2024 nos EUA e Canadá – o filme conta a história de como a Lancia, com o teoricamente menos apto 037 Rally – devido à sua configuração de tração traseira – conseguiu bater o todo-poderoso Audi Quattro e o seu inovador sistema de tração integral na luta pelo título de construtores no Campeonato do Mundo de Ralis de 1983. Este foi, aliás, o último ano em que tal feito aconteceu.
A história gira à volta do piloto Walter Röhrl e de Cesare Fiorio, o líder da equipa Lancia Rally Team, personagem interpretada pelo ator Riccardo Scamarcio: “O filme ‘Race for Glory’ conta uma história maravilhosa de sucesso italiano, em que uma equipa muito pequena de especialistas e entusiastas bateu uma grande empresa, tecnologicamente avançada, graças ao espírito de equipa italiano e à paixão da Lancia Squadra Corse. Cesare Fiorio foi um homem que tornou possível o impossível, simplesmente aproveitando as melhores capacidades misturadas com paixão.”
“Estou orgulhoso pelo facto de a Lancia e o Lancia Rally 037 terem sido escolhidos como protagonistas do filme ‘Race for Glory’. O Lancia Rally 037 representa plenamente o espírito da Marca, um modelo de formas geométricas radicais, combinadas com um design elegante e exclusivo, que deram vida a um automóvel sempre apto a ultrapassar qualquer obstáculo, alcançando uma vitória notável no Campeonato do Mundo de Ralis de 1983. Com 15 Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Construtores de Resistência, uma 1000 Miglia, duas Targa Florio e uma Carrera Panamericana, a Lancia continua a ser a marca mais bem-sucedida de todos os tempos nos ralis. E não é por acaso que o Lancia Rally 037 é um dos nove carros que inspiraram o design dos nossos futuros modelos”, afirmou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.