fbpx




O protótipo DS E-Tense Performance apresenta uma monocoque em carbono com uma mecânica retirada de um monolugar de Fórmula E. A geometria da suspensão é capaz de garantir a melhor aderência possível à estrada, tal como nos circuitos de corridas urbanas frequentemente rugosos, e perante quaisquer condições meteorológicas.

A cadeia de tração é composta por dois motores elétricos que produzem uma potência combinada de 600 kW (250 kW na frente e 350 kW na parte traseira), correspondendo a 815 CV e a um binário de 8.000 Nm transmitido às quatro rodas. Retirados diretamente dos desenvolvimentos da DS Performance no mundo da Fórmula E, estes dois motores elétricos apresentam rendimentos excecionais.

Com uma capacidade de regeneração sem precedentes de 600 kW, a cadeia de tração do DS E-Tense dá prioridade à melhor utilização possível da energia. Ainda que, fisicamente, mantenha um sistema de travagem tradicional com discos e pastilhas, apenas o sistema de regeneração é utilizado para a travagem.

A bateria é um dos elementos fundamentais deste laboratório de ultraelevada performance Compacta, encontra-se alojada numa estrutura em material compósito de alumínio e carbono, projetado pela divisão desportiva da marca, estando colocada numa posição central traseira. A bateria foi inspirada nas corridas de monolugares elétricos e foi desenvolvida em conjunto com a TotalEnergies e a sua subsidiária Saft. Resultante de um trabalho de pesquisa deste parceiro, esconde uma química inovadora e um sistema de arrefecimento imersivo para as células, em rutura com as tecnologias atuais, graças a um design personalizado da solução Quartz EV Fluid concebida à medida. Esta bateria traduz-se em fases de aceleração e de regeneração até um máximo de 600 kW, permitindo a exploração de novas avenidas para as gerações futuras de veículos de série.

Em ambos os lados, novas luzes diurnas combinam tecnologia e estilo, apostando numa solução esguia sem precedentes, mas que permite uma ampla extensão da iluminação.

Em conjunto, compõem-se por 800 LED. Duas câmaras posicionadas, em substituição dos faróis, completam a identidade visual do DS E-Tense Performance, permitindo, ao mesmo tempo, a recolha de dados úteis por este laboratório de condução.

Para acompanhar a linha aerodinâmica, a carroçaria introduz uma cor de interferência com efeito de besouro. Dependendo das condições exteriores e do ângulo a partir do qual é visto, a perceção da cor muda e dá um efeito de contraste impressionante com as superfícies em Preto brilhante que se estendem até ao capô. As jantes de 21 polegadas estreiam um perfil aerodinâmico com inserções únicas.

O habitáculo foi concebido para recolher dados. Bancos do tipo baquet e um volante de Fórmula E recriam uma ambição inerente à elevada performance. O conforto e a atenção ao detalhe também surgem como um todo com inserções especiais em couro preto.

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade