Os modelos híbridos ‘plug-in’ da DS Automobiles são plenamente elegíveis no âmbito do programa estatal de incentivos à aquisição de veículos híbridos e elétricos.
As versões eletrificadas DS 7 Crossback E-Tense, cujas vendas em 2020 representaram quase metade do total comercializado pelo modelo em Portugal, beneficiam da taxa reduzida de 25% de Imposto Sobre Veículos (ISV), já que garantem autonomia em modo elétrico superior a 50 quilómetros e emissões de CO2 inferiores a 50 g/km. Entre outros benefícios dos DS 7 E-Tense, nomeadamente para utilizadores empresariais, contam-se taxa reduzida em sede de Tributação Autónoma (IRC), dedução de IVA e contabilização da depreciação anual do veículo.
A gama E-TENSE (DS 3 Crossback e DS 7 Crossback) somou 58 por cento do total das vendas DS em Portugal em 2020, o que por si só é revelador da estratégia de eletrificação da marca ‘premium’ francesa e da forma como o mercado valoriza as vantagens das tecnologias de motorizações elétrica e híbrida ‘plug-in’ DS.
Outro modelo DS que beneficia dos incentivos à mobilidade de baixas emissões é o DS 3 Crossback E-Tense, o modelo totalmente elétrico da marca ‘premium’ francesa, que está equipado com bateria de 50 kW/h e garante até 319 km de autonomia WLTP). Por se tratar de um veículo a bateria, não está sujeito a pagamento de ISV nem de Imposto Único de Circulação (IUC). Os utilizadores empresariais estão também isentos de Tributação Autónoma de Viaturas em IRC.
Já em 2021 a DS Automobiles duplicará a sua gama de modelos, o que demonstra a aposta que o fabricante francês está a fazer num crescimento estrategicamente sustentado.
Com os novos DS 9 e DS 4, recentemente apresentados, a marca entra em dois segmentos cruciais. Por um lado, com o DS 9, que está exclusivamente disponível na versão híbrida plug-in’ E-Tense, a DS passa a oferecer uma berlina topo de gama e fica representada no segmento D ‘premium’. O DS 4, por seu turno, vai concorrer, com níveis superiores de sofisticação e tecnologia, no disputado segmento dos compactos familiares ‘premium’.