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DS assinala 10º aniversário com concept de homenagem ao SM

A DS Automobiles assinalou a primeira década da marca como fabricante de automóveis autónomo com o SM Tribute, um conceito inspirado no radical Citroën SM da década de 1970.

O coupé dourado e preto, de linhas baixas, imagina o aspeto que o coupé SM, concebido por Robert Opron e lançado em 1970, poderia ter hoje se tivesse continuado a evoluir, em vez de sair de produção em 1975.

Tal como o SM original, o concept tem um capô longo que afunila em direção ao chão e uma secção envidraçada que faz referência à parte do nariz onde os modelos europeus alojavam os seus inovadores faróis que rodam com o volante.

As jantes traseiras de 22 polegadas, parcialmente cobertas, remetem para as espátulas do carro dos anos 70, e o pilar C e o ecrã traseiro envolvente também seguem as sugestões de uma máquina que parece ter vindo de outro planeta quando foi apresentada no Salão Automóvel de Genebra de 1970.

O estilo de inspiração retro continua no interior, onde os designers da DS, liderados por Thierry Metroz, instalaram bancos com nervuras, em forma de rede, e um painel de instrumentos superior que reflete os contornos do original. Mas, por mais avançado que fosse o SM dos anos 70 – para além da suspensão hidropneumática e dos faróis giratórios, também apresentava uma opção de volante em fibra de vidro e uma direção de assistência variável – não tinha um conjunto de indicadores totalmente digitais, nem um volante retangular com outro visor digital.

A DS não diz o que alimenta o conceito, embora a resposta seja inevitavelmente algo elétrico, o que provavelmente seria adequado para um automóvel como este. A energia eléctrica não era uma opção na década de 1970, pelo que o SM original utilizava um V6 de 2,7 litros da Maserati.
Infelizmente, não há qualquer hipótese de a DS vir a produzir o SM Tribute nesta forma, mas parece que algumas das ideias nele apresentadas podem vir a ser utilizadas em futuros projetos da DS.

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