A DS Automobiles reforçou a sua oferta com a introdução do novo modelo DS9, que se assume como o topo de gama da marca premium francesa.
A nova proposta estará disponível inicialmente em associação com a motorização E-Tense híbrida plug-in para permitir responder às futuras legislações, podendo ser conduzido com emissões zero.
Desenvolvido a partir da plataforma EMP2, o DS9 apresenta um comprimento de 4,93 metros, 1,85 metros de largura e jantes de grandes dimensões, com 690 mm de diâmetro.
O seu design revela uma silhueta elegante, com um óculo traseiro fortemente inclinado, ao estilo fastback. Com uma arquitetura de três volumes, o DS 9 prossegue a tradicional linguagem de design da DS Automobiles, com uma frente expressiva marcada pelas DS WINGS e o design paramétrico da grelha, com o seu efeito diamante tridimensional, que reforça o caráter e acentua o relevo. No capô destaca-se o sabre guilhochado ‘Clous de Paris’, sendo a primeira vez que esta assinatura de interior da DS surge fora do habitáculo.
No capítulo mecânico, o topo de gama da DS começará por proposto com um novo propulsor E-TENSE plug-in híbrido, constituído por um motor a gasolina PureTech turbo e um motor elétrico, com uma potência combinada de 225 cv e uma autonomia entre os 40 e 50 quilómetros (WLTP) em modo zero emissões, graças a uma bateria de 11,9kWh.
Acoplado a uma caixa automática de oito velocidades, o motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 80 kW (110 cv) e um binário de 320 Nm. Este propulsor é utilizado no arranque, no aumento da aceleração a qualquer velocidade e na condução em modo zero emissões, até aos 135 km/h. Para maximizar a eficiência, o modo Electric é sempre selecionado automaticamente no arranque. É complementado por um modo Hybrid, concebido para gerir automaticamente os diferentes tipos de energia: condução 100% elétrica, 100% a gasolina ou a combinação de ambos, se a situação o exigir. Estas transições são extremamente suaves e discretas.
Numa segunda fase, a gama será reforçada com mais dois propulsores E-TENSE: um primeiro com 250 cv, tração dianteira e maior autonomia (disponível na China logo desde o lançamento), e um segundo com 360 cv e tração integral inteligente. Será também lançada uma versão apenas com motor a gasolina PureTech de 225 cv. Todas as versões vêm equipadas com caixa uma automática de oito velocidades, suave e rápida.