JEEP GRAND CHEROKEE 4XE
O mesmo acontece com o novo Jeep Grand Cherokee 4xe. Este modelo icónico, vai começar a ser vendido muito em breve no nosso mercado, mas para já (terá versão 100% elétrica como o EX90) está disponível apenas numa eficiente opção híbrida plug-in. A quinta geração desta saga mede 4,91 m de comprimento e apresenta um interior com 5 lugares e bagageira a partir de 533 litros. O seu sistema PHEV recorre a um motor a gasolina de 2 litros com 272 CV e a outro elétrico com 145 CV; a potência total combinada chega aos 380 CV. A bateria é de iões de lítio de 17,3 kWh de capacidade que pode ser totalmente carregada em menos de 3 horas numa tomada CA de 7,4 kW. A autonomia elétrica anunciada é de 51 km e pode chegar, em modo elétrico, aos 130 km/h. O Grand Cherokee 4xe apresenta três cenários de condução: híbrido, elétrico e eSave. Este último permite carregar a bateria em andamento, mas não é uma alternativa muito eficiente. A tração é integral e disponibiliza até redutoras para cruzar obstáculos, para além do sistema Selec-Terrain dotado de um leque de perfis de condução aptos a passar por cima de toda a folha. Monta suspensão pneumática e barra estabilizadora descontável para ganhar agilidade em campo (a eletrificação não lhe retirou capacidades offroad). No interior, conta com até 5 ecrãs, três à frente e dois atrás. Ainda não há preços definidos para Portugal.