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Dossier – Volvo EX90 contra rivais

A Volvo entra na reta final para o lançamento do seu novo EX90, um SUV elétrico de sete lugares que se reveste de uma forte carga tecnológica.

Aterra num nicho de mercado não muito numeroso, mas terrivelmente evoluído e exclusivo pelo peso específico dos seus rivais. Em verdadeira alta tensão!

Já há algum tempo que a Volvo anunciou que o seu futuro seria totalmente elétrico. E está a cumprir escrupulosamente este caminho. A sua mais recente aposta passa por um SUV de altas prestações, de sete lugares e que vai chegar ao mercado no final deste ano. Chama-se EX90, um SUV refinado, avançado, tanto pelo seu rendimento, até aos 517 CV, como pela autonomia: anuncia um máximo de 600 km com uma só carga.
Na sua estreia vai enfrentar um batalhão de rivais muito exclusivos. Entre eles não podiam faltar representantes das marcas alemãs, como o Audi Q8 e-tron, BMW iX ou o novo Mercedes-Benz EQE SUV, que já está em comercialização. Mas também não vão faltar a esta festa modelos como o Tesla Model X ou o Polestar 3, que partilha boa parte da sua tecnologia com este EX90. Estarão os dois à venda no final de 2023.

Para que este escaparate de novidade fique mais completo, acrescentámos alguns rivais que, sem serem elétricos, transformam-se numa boa alternativa porque também são ecológicos e eficientes. São as versões híbridas plug-in de grandes SUV de corte premium, entre eles outra da casa sueca, o XC90.

VOLVO EX90

A marca sueca inicia o seu caminho rumo a um futuro totalmente eletrificado e dentro desse cenário vai lançar no final do ano o seu novo EX90. Trata-se de um SUV de sete lugares e filosofia global, versátil, elegante e tremendamente avançado em matéria de segurança e conetividade… ah, e é elétrico!
Este novo modelo com 5,04 m de comprimento vai ser lançado em duas variantes. Uma com 408 CV e até 600 km de autonomia, e outra, denominada Performance, que aumenta a potência até aos 517 CV, e baixa 10 km na quantidade de quilómetros que consegue percorrer com uma carga. Uma e outra recorrem a dois motores elétricos, um em cada eixo, para assegurar tração integral. A bateria tem uma capacidade de 111 kWh e pode ser carregada até 80% em tomadas de corrente contínua de até 150 kW. O EX90 dispõe de um sistema de carregamento bidirecional para fornecer energia ao exterior. Conta ainda com um avançado sensor LIDAR à frente que lhe permite cumprir o nível 3 de condução autónoma. Os preços começam nos 108 165 euros.


AUDI Q8 e-TRON

No início do mês de abril arrancam as vendas do primeiro elétrico da Audi que foi agora reformulado e que mantém as carroçarias SUV e Sportback. Passa a chamar-se Q8 e-tron (em vez de apenas e-tron) e continua a oferecer cinco lugares e bagageira com 631 litros de capacidade do alto dos seus 4,92 m de comprimento.
Chega em versões 50 e-tron com 340 CV, 55 e-tron com 408 CV, ambos com dois motores elétricos e tração integral quattro. Mais para a frente, a gama será enriquecida com o SQ8 de 502 CV, três motores elétricos e velocidade máxima limitada a 210 km/h. Em relação ao e-tron do qual deriva, vê melhorada a capacidade da bateria de iões de lítio: na versão de acesso é de 95 kWh e nas restantes de 114; a autonomia é de 486, 575 e 465 km, respetivamente.
A partir de agora vai passar a admitir cargas de até 170 kW (150 o 50 e-tron); numa tomada de 11 kW precisa entre 9 a 11 horas para carregar por completo. O Q8 e-tron propõe um bom compromisso entre conforto e dinâmica. Está equipado com suspensão pneumática, assistente de estacionamento remoto e faróis Matrix LED que projetam informação na calçada. Os preços começam nos 79 860 euros.


BMW iX

Este poderoso SUV elétrico de 4,95 m de comprimento é muito confortável e abre caminho em termos de design e ergonomia a futuros modelos da marca. Disponibiliza 5 lugares e uma bagageira com 500 litros de capacidade. A sua gama contempla versões xDrive40 com 326 CV, xDrive 50 com 523 e a poderosa M60, que em momentos pontuais (menos de 10 segundos) chega aos 619 CV (539 CV na maioria dos momentos) e velocidade máxima limitada aos 250 km/h. A tração é total xDrive em todos os casos, mas há diferenças nas baterias. Na opção de acesso é de 76,6 kWh para uma autonomia de 435 km. Nas restantes, a capacidade sobe aos 111,5 kWh e o raio de ação chega aos 632 km (565 no M60). A capacidade de carregamento máxima em corrente contínua é de 195 kW. O iX está à venda a partir de 86 500 euros e na sua lista de equipamento contempla avançados assistentes de condução. Para além disso, incorpora funções que permanecem inativas até que o proprietário se decida a ativá-las (depois de efetuar pagamentos online) de forma temporária ou permanente.


JAGUAR F-PACE PHEV

No seu mais recente restyling, o Jaguar F-Pace para além de introduzir alterações estéticas, tanto do lado de fora como do lado de dentro, e melhorias em elementos como o sistema multimédia, aproveitou para tornar mais apelativa a sua versão híbrida plug-in P400e, uma excelente alternativa ao novo EX90 pela sua condição de poder ser emissões zero.
Este modelo de 4,75 m de comprimento e cinco lugares apresenta agora uma bateria de 19,2 kWh, o que permite aumentar a autonomia em modo elétrico até aos 65 km. Pode ser carregado em corrente contínua a 32 kW e a sua missão é alimentar um motor elétrico de 143 CV. Por outro lado, o motor a gasolina de dois litros debita 300 CV e quando trabalha em parceria com o elétrico, a potência total chega aos 404 CV. A caixa é automática de oito velocidades e a tração integral. Alcança os 240 km/h e anuncia um consumo combinado de 1,6l/100 km. Desde 88 510 euros.

JEEP GRAND CHEROKEE 4XE

O mesmo acontece com o novo Jeep Grand Cherokee 4xe. Este modelo icónico, vai começar a ser vendido muito em breve no nosso mercado, mas para já (terá versão 100% elétrica como o EX90) está disponível apenas numa eficiente opção híbrida plug-in. A quinta geração desta saga mede 4,91 m de comprimento e apresenta um interior com 5 lugares e bagageira a partir de 533 litros. O seu sistema PHEV recorre a um motor a gasolina de 2 litros com 272 CV e a outro elétrico com 145 CV; a potência total combinada chega aos 380 CV. A bateria é de iões de lítio de 17,3 kWh de capacidade que pode ser totalmente carregada em menos de 3 horas numa tomada CA de 7,4 kW. A autonomia elétrica anunciada é de 51 km e pode chegar, em modo elétrico, aos 130 km/h. O Grand Cherokee 4xe apresenta três cenários de condução: híbrido, elétrico e eSave. Este último permite carregar a bateria em andamento, mas não é uma alternativa muito eficiente. A tração é integral e disponibiliza até redutoras para cruzar obstáculos, para além do sistema Selec-Terrain dotado de um leque de perfis de condução aptos a passar por cima de toda a folha. Monta suspensão pneumática e barra estabilizadora descontável para ganhar agilidade em campo (a eletrificação não lhe retirou capacidades offroad). No interior, conta com até 5 ecrãs, três à frente e dois atrás. Ainda não há preços definidos para Portugal.

LAND ROVER RANGE ROVER VELAR PHEV

A marca britânica propõe duas opções híbridas plug-in que se transformam numa alternativa ao Volvo EX90. O recentemente renovado Velar P400e de 404 CV que partilha a tecnologia com o Jaguar F-Pace. Uma bateria de 19,2 kWh permite homologar uma autonomia de 64 km. Agora já pode ser carregado em corrente continua a 50 kW em apenas 30 minutos. Para além do seu evidente “lavar de cara”, o Velar introduz novas tecnologias, como o sistema multimédia Pivi Pro. Este Velar P400e está à venda por 101 411 €.
Um escalão acima, a marca coloca o Range Rover Sport com 4,95 m de comprimento e também cinco lugares. Neste caso existem duas opções PHEV, com 440 e 510 CV. A autonomia elétrica é de 114 km graças a uma bateria generosa de 38,2 kWh de capacidade. A caixa automática de oito relações e a tração, sempre integral. Conforto, luxo e grandes valências offroad a partir de 146 266 €.


LEXUS RX 450h

A quinta geração do Lexus RX contempla agora uma versão híbrida plug-in 450h+. Mede 4,89 m de comprimento, tem habitáculo para cinco e 461 litros de bagageira. Combina um motor a gasolina de 2,5 litros de 185 CV com dois elétricos, um à frente de 182 CV e outro atrás com 54 CV. A potência total é de 309 CV. A nova plataforma permitiu colocar um esquema multibraços atrás e montar a bateria de 18,1 kWh de capacidade na zona inferior, entre os eixos.
Conta com tração integral e 65 km de autonomia elétrica e é acabado com uma qualidade praticamente artesanal. É muito confortável e revela uma dotação muito avançada em termos de segurança e qualidade. Está à venda a partir de 89 582 €.


MERCEDES-BENZ EQE SUV

Este automóvel de 4,86 m de comprimento tem por base o sedan EQE, mas reforça a sua silhueta com um aparente aspeto SUV. A sua gama contempla uma oferta variada de versões. A de entrada é a 350+ que debita 292 CV e é de tração traseira. As restantes acrescentam um segundo motor ao eixo dianteiro para oferecerem tração integral. O EQE SUV 350 4Matic também disponibiliza 292 CV, enquanto o 500 4Matic chega aos 408 CV. Em todas as versões a bateria tem 90,6 kWh de capacidade (admite carregamentos de até 170 kW em corrente contínua); a autonomia homologada é de 568 km, na pior das hipóteses. Na sua lista de elementos tecnológicos figuram equipamentos como a suspensão pneumática, a direção às quatro rodas, faróis matriciais com capacidade para refletir avisos na calçada ou o avançado assistente MBUX. Este EQE está em comercialização a partir de 91 950 €.


POLESTAR 3

Este novo modelo vai estar disponível a partir de 94 900 €, ainda que as primeiras encomendas sejam entregues na reta final do ano. Partilha tecnologia com a Volvo, até porque são do mesmo grupo. Mede 4,90 m de comprimento, tem cinco lugares e duas bagageiras, uma à frente com 32 litros e segunda atrás com 484 litros. As versões disponíveis por altura do lançamento, contam com dois motores elétricos, um por eixo, para os dotar de tração integral. A versão de acesso chega aos 489 CV e utiliza uma bateria de 111 kWh de capacidade, suficiente para poder homologar uma autonomia de 610 km; alcança os 210 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5 segundos. Se quiser mais potência, o Pack Performance sobe o valor final para os 517 CV e binário limitado aos 910 Nm. Para além de melhorar de rendimento e de ter um chassis otimizado, reduz o raio de ação a 560 km. A bateria é a mesma nos dois e admite carregamentos em corrente contínua até aos 250 kW.
Este gama revela elevada tecnologia em aspetos chave como a conetividade e a segurança, para a qual conta com um avançado sistema de condução autónoma sustentado pelo sofisticado sistema de condução autónoma sustentado pelo sofisticado sensor LIDAR.

PORSCHE CAYENNE HYBRID

Ser uma referência no que diz respeito a dinâmica e espírito desportivo não impede o Porsche Cayenne e a sua variante Coupé de ter uma versão híbrida plug-in de alto rendimento e muito competente. Propõe duas opções, a de acesso E-Hybrid que alcança os 462 CV ao combinar um motor a gasolina V6 de 340 CV com um elétrico de 136 CV. A tração é integral e a caixa automática de oito relações. A bateria é de iões de lítio com uma capacidade de 17,9 kWh e anuncia uma autonomia elétrica de 44 km. Custa 196 195 €. Acima desta, encontramos a versão S E-Hybrid que aumenta a potência para os 680 CV, transformando este no Cayenne mais potente em comercialização. No caso, o motor térmico chega aos 550 CV (o elétrico mantém os 136 CV), e com a mesma bateria perde 2 km de autonomia sem emissões. As prestações são absurdas, 295 km/h de velocidade máxima e aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos. Aqui, o preço dispara para os 211 732 €
Mede 4,93 m de comprimento e de série conta com suspensão pneumática, barras estabilizadoras ativas e um diferencial traseiro de calibrado de uma forma mais desportiva. Pode ter direção ao dois eixos.


TESLA MODEL X

Mede 5,06 m de comprimento e apresenta configurações de habitáculo para cinco, seis ou sete ocupantes. As portas dianteiras abrem de forma automática e as traseiras abrem de forma vertical para facilitar o acesso. O interior é minimalista, com um ecrã tátil ao centro de 17” que assume praticamente todo o protagonismo e todas as funções.
Dispõe de um dos níveis de condução autónoma mais avançado do mercado e está à venda em duas versões, ambas de tração integral. A primeira debita 670 CV e anuncia uma autonomia de 576 km com uma só carga. A última novidade é a versão Plaid, que aumenta a potência até uns loucos 1020 CV. Esta alternativa contempla três motores elétricos, um à frente e dois atrás. A bateria é sempre a mesma, com 100 kWh de capacidade útil; admite cargas em corrente contínua a uma máximo de 250 kW, mas o seu raio de ação reduz-se para os 543 km. O Model X está à venda a partir de 125 990 euros, enquanto o Plaid arranca nos 145 990 euros.

 

VOLVO XC90

Durante algum tempo, o novo EX90 vai conviver com o XC90, que se transforma, quase sem querer, num rival direto por causa da sua versão PHEV. Este modelo chega aos 4,95 m de comprimento, mantém os sete lugares no habitáculo e oferece uma bagageira generosa de 640 litros, com cinco lugares. Na versão T8 REcharge conta com 455 CV ao juntar um motor a gasolina de 317 CV com um segundo elétrica de 145 CV. A tração é integral e a caixa, automática de oito relações. Conta com baterias de iões de lítio, agora com uma capacidade melhorada de 18,8 kWh. A autonomia exclusivamente elétrica ascende aos 70 km e o consumo combinado fica-se pelos 1,2 l/100 km. O carregador embarcado é de 6,4 kW, de forma a que em 3 horas a bateria pode ser carregada na totalidade. É comercializado em três níveis de equipamento com preços que começam nos 93 364 €
A qualidade de construção e o conforto são, em conjunto com a segurança, uma máxima da marca sueca. Por isso, o interior é minimalista e rigoroso, repleto de luxo, mas sem utilizar couro de origem animal. A apresentação do posto de condução é 100% digital, incluindo um sistema multimédia desenvolvido pela Google e dotado de um dos melhores sistemas de navegação do mercado. Incorpora ainda um avançado Head-up display, sistema de purificação do ar e até um sistema de som da Bowers & Wilkins. Não lhe falta nada, desde a suspensão pneumática a uma autêntica avalanche de sistemas de condução ADAS, entre os mais completos do seu segmento.

 

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