fbpx




A Volvo entra na reta final para o lançamento do seu novo EX90, um SUV elétrico de sete lugares que se reveste de uma forte carga tecnológica.

Aterra num nicho de mercado não muito numeroso, mas terrivelmente evoluído e exclusivo pelo peso específico dos seus rivais. Em verdadeira alta tensão!

Já há algum tempo que a Volvo anunciou que o seu futuro seria totalmente elétrico. E está a cumprir escrupulosamente este caminho. A sua mais recente aposta passa por um SUV de altas prestações, de sete lugares e que vai chegar ao mercado no final deste ano. Chama-se EX90, um SUV refinado, avançado, tanto pelo seu rendimento, até aos 517 CV, como pela autonomia: anuncia um máximo de 600 km com uma só carga.
Na sua estreia vai enfrentar um batalhão de rivais muito exclusivos. Entre eles não podiam faltar representantes das marcas alemãs, como o Audi Q8 e-tron, BMW iX ou o novo Mercedes-Benz EQE SUV, que já está em comercialização. Mas também não vão faltar a esta festa modelos como o Tesla Model X ou o Polestar 3, que partilha boa parte da sua tecnologia com este EX90. Estarão os dois à venda no final de 2023.

Para que este escaparate de novidade fique mais completo, acrescentámos alguns rivais que, sem serem elétricos, transformam-se numa boa alternativa porque também são ecológicos e eficientes. São as versões híbridas plug-in de grandes SUV de corte premium, entre eles outra da casa sueca, o XC90.

VOLVO EX90

A marca sueca inicia o seu caminho rumo a um futuro totalmente eletrificado e dentro desse cenário vai lançar no final do ano o seu novo EX90. Trata-se de um SUV de sete lugares e filosofia global, versátil, elegante e tremendamente avançado em matéria de segurança e conetividade… ah, e é elétrico!
Este novo modelo com 5,04 m de comprimento vai ser lançado em duas variantes. Uma com 408 CV e até 600 km de autonomia, e outra, denominada Performance, que aumenta a potência até aos 517 CV, e baixa 10 km na quantidade de quilómetros que consegue percorrer com uma carga. Uma e outra recorrem a dois motores elétricos, um em cada eixo, para assegurar tração integral. A bateria tem uma capacidade de 111 kWh e pode ser carregada até 80% em tomadas de corrente contínua de até 150 kW. O EX90 dispõe de um sistema de carregamento bidirecional para fornecer energia ao exterior. Conta ainda com um avançado sensor LIDAR à frente que lhe permite cumprir o nível 3 de condução autónoma. Os preços começam nos 108 165 euros.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade