O segmento SUV compacto elétrico ganha mais animação com automóveis tão apelativos como o Smart #3, modelo de genética alemã e chinesa. Design, dinâmica, qualidade e versões de até 428 CV para lutar contra um número crescente de rivais que chegam ao mercado, sobretudo da Ásia.
Atualmente existe uma certa confusão na hora de comprar um carro novo. A crescente e ampla oferta de tecnologias, em vez de facilitar as coisas, confunde o tabuleiro de jogo. Na verdade, a oferta elétrica cresce, contudo, podem não ser modelos indicados para todos, pelo preço, utilização e infraestrutura de carregamento.
Mas, sim, há condutores que estão a pensar nisso e ficam satisfeitos com a compra de um carro com estas características. No final de contas, alguns são imbatíveis em termos de economia de utilização, a cidade não lhes coloca barreiras e a autonomia aumenta para viagens com um certo grau de solvência. É neste cenário, e na esfera familiar, que colocamos o novo Smart #3, um carro compacto com um design a pender para o desportivo e uma dinâmica ainda mais eficaz do que a do seu irmão mais novo #1.
Não terá vida fácil porque se move no segmento compacto elétrico de classe alta, onde o esperam rivais de calibre do Audi Q4 e-tron Sportback, BMW iX1 e a sua declinação mais “desportiva” iX2, o consistente Mercedes-Benz EQA ou ainda o refinado Lexus UX300e. E mais, como as sinergias são inevitáveis, modelos como os iminentes Volvo EX30 e Zeekr X partilham com o Smart #3 a plataforma e boa parte da sua tecnologia, primos irmãos e, por fim, verdadeiros inimigos.
Não perde de vista outros modelos ao estilo dos Honda e:Ny1 e Mazda MX-30, sem esquecer o elenco de elétricos generalistas, muito idênticos em qualidade, refinamento, autonomia e até em preço.
SMART #3
O segundo modelo da renovada Smart é idêntico ao #1 (o primeiro), mas o design da traseira é um pouco mais desportivo. A dinâmica melhora substancialmente. Mede 4,40 m de comprimento e exibe uma bagageira de 370 litros, mais 15 litros num compartimento debaixo do capô dianteiro. O interior tem bom aspeto e revela rigor de construção. Tecnicamente a gama diferencia-se entre si pela bateria, quantidade de motores e potência. A bateria pode ser de lítio-ferrofosfato, com uma capacidade bruta de 49 kWh ou de lítio níquel com 66 brutos. Propõe versões de 272 CV e autonomia homologada de 415 a 455 km. No topo da gama posiciona-se a versão Brabus que vê a potência subir até aos 428 CV e conta com tração integral ao acrescentar um motor elétrico no eixo dianteiro (as restantes versões são de tração traseira). O leque de preços varia entre os 42 950 e os 50 450 euros.
AUDI Q4 ETRON
Mede 4,59 m de comprimento e para além da carroçaria SUV convencional, propõe uma segunda Sportback de corte coupé e o mesmo comprimento. Atualmente, a gama contempla versões de 285 CV e tração traseira e de 340 CV associada à tração integral quattro, ao acrescentar um segundo motor elétrico à frente. A bateria é em ambos de iões de lítio, tem 82 kWh de capacidade e anuncia uma autonomia de até 540 km na versão mais modesta. Admite carregamentos de até 175 kW em corrente contínua (135 na declinação de 285 CV), aspeto que permite carregar até 80% em 28 minutos. Para o conseguir em estrada, propõe um sistema de acondicionamento da temperatura da bateria para assegurar que chega em condições ótimas ao carregador. O Q4 e-tron tem cinco lugares e uma bagageira de 520 litros. Permite escolher entre cinco perfis alternativos de condução e conta com três arquiteturas de suspensão possíveis: normal, desportiva e adaptativa. Está muito bem equipado e inclui atualizações online via OTA. O Q4 e-tron, que recebeu recentemente uma atualização, está disponível a partir de 59 128 euros (60 448 euros para o Sportback).
BMW IX1
A versão elétrica do X1 mede 4,50 m de comprimento e é vendida em duas versões: a de acesso eDrive20, que debita 204 CV, é de tração dianteira, monta bateria de 66,5 kWh de capacidade e anuncia uma autonomia de até 474 km (desde 49 300 euros) e, acima deste, o xDrive30 (55 800 euros). Esta última debita 313 CV e conta com dois motores elétricos (é de tração integral), partilha a bateria e percorre até 439 km com uma carga. Ambos os X1 admitem reposições em CC de 130 kW (em apenas 29 minutos chegam aos 80%), enquanto em alterna autorizam 22. O posto de condução, totalmente digitalizado, é praticamente idêntico ao do X1 térmico, ainda que seja menos prático: por exemplo, o banco traseiro não regula longitudinalmente e a bagageira fica-se pelos 490 litros. Está equipado com um sistema multimédia muito avançado.
HONDA E:NY1
O segundo elétrico da Honda na Europa mede 4,39 m de comprimento e já está à venda a partir de 54 570 euros. É amplo e tem uma bagageira de 361 litros, lugares traseiros generosos e um acabamento de bom nível, ainda que os materiais não sejam de topo. Conta com um ecrã tátil multimédia vertical de 15,1”, o maior montado num Honda contemporâneo e contempla uma única versão com 204 CV de potência e tração dianteira. A sua bateria de iões de lítio apresenta uma capacidade de 68,8 kWh e anuncia uma autonomia de 412 km em ciclo WLTP. Em CC, a máxima capacidade de carga é de 100 kW, o que supõe 45 minutos para uma reposição entre os 10 e os 80%. É um veículo competente, fácil de conduzir, bem insonorizado, muito equilibrado quanto a dinâmica e tem três programas de condução alternativos, assim como outros níveis de travagem regenerativa a partir de patilhas no volante. Não tem bomba de calor no sistema de climatização, mas conta com um equipamento de segurança, com avançados assistentes de condução agrupados no sistema Honda Sensing.
LEXUS UX 300e
Este é outro dos representantes Premium deste segmento crossover compacto. Na sua última atualização recebeu importantes melhorias, sendo a mais apelativa a inclusão de uma bateria de iões de lítio de 72,8 kWh de capacidade que agora permite uma autonomia de 450 km. O seu motor elétrico debita 204 CV enviados para o eixo dianteiro. Regista um consumo médio de 16,7 kWh e a potência máxima de carregamento é de apenas 50 kWh, o que é pouco para o que se faz agora, por isso carregar até 80% obriga a uma hora de ligação a um carregador. Mede 4,50 m de comprimento, os lugares traseiros não são referência quanto a habitabilidade e a bagageira chega aos 367 litros. É uma das melhores opções quando pretendemos conforto, refinamento e facilidade de condução. A sua dinâmica sai beneficiada por um centro de gravidade mais baixo que o de alguns rivais. O interior assume grande qualidade a partir de ajustes de primeira e de materiais nobres, muito deles montados de forma artesanal. A lista de equipamento inclui elementos como faróis adaptativos Multi-LED, assistentes de condução de última geração e uma completa oferta multimédia Lexus Link. Os preços começam nos 54 570 euros.
MAZDA MX-30
Foi o primeiro modelo elétrico da marca e tem um foco claramente diferente dos seus rivais. Apesar do seu tamanho compacto (mede 4,40 m de comprimento), dá para cinco ocupantes com uma bagageira aproveitável de 366 litros. Na verdade, o seu perfil é eminentemente urbano, também pela potência de 145 CV que permite apenas prestações moderadas. Com a bateria acontece o mesmo: é de 35,5 kWh de capacidade o que leva a uma autonomia homologada de 200 km, mais 65 km se andarmos apenas em cidade. Admite carregamentos de 11 kW em CA e de 50 em corrente contínua: 26 minutos para passar de 20 a 80%. O MX-30 garante um andamento suave e confortável, com um tato muito preciso de elementos como a direção. A tração é dianteira e chega aos 140 km/h de velocidade máxima, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos. Curiosas são as suas portas traseiras, mais pequenas que as dianteiras e de abertura inversa, sem pilar central para facilitar, em parte, o acesso aos bancos traseiros. Inclui detalhes em cortiça e está muito bem equipado. Desde 40 020 euros.
MERCEDES-BENZ EQA
Outro dos ilustres Premium deste segmento mais exclusivo é o Mercedes-Benz EQA que se atualizou recentemente com pequenas alterações estéticas, tanto do lado de fora como do lado de dentro. Apresenta melhorias aerodinâmicas que lhe permitiram incrementar a autonomia em todas as versões, chegando aos 559 km no melhor dos casos. Assim acontece na versão 250+ com 190 CV, a única com bateria de 70,5 kWh de capacidade útil. A restante gama aposta numa bateria de 66,5 kWh, com 228 CV no 300 4Matic, e 292 CV no 350 4Matic. Estes dois contam com um segundo motor no eixo dianteiro (são de tração integral). A potência máxima de carregamento para o EQA em CC é de 100 kW. Permitem ligar a um ponto de carregamento e receber diretamente a energia (sistema plug&charge), sem necessidade de recorrer a qualquer tipo de aplicação. O EQA mede 4,46 m de comprimento e disponibiliza uma bagageira média de 340 litros. A sua habitabilidade é a do modelo original, ainda que tenha melhorado em aspetos como a segurança, ajudas à condução e assistente multimédia MBUX. Esta à venda a partir de 53 950 euros.
VOLVO EX30
A marca sueca apresenta dois potenciais rivais do smart #3. Pelas dimensões, o C40 que mede 4,44 m de comprimento e tem potências de 238 e 408 CV. Mas o rival mais direto será mesmo o EX30, que chega ao mercado muito em breve. Este modelo é mais pequeno (4,23 m), mas partilha a plataforma com o smart #3. Por isso apresenta os mesmos níveis de potência: 272 CV com tração traseira e 428 CV com dois motores (tração integral). Conta também com a mesma tecnologia de bateria, ainda que aumente um pouco a sua capacidade para 51 e 69 kWh, respetivamente. Assim, a autonomia anunciada do EX30 chega aos 475 km na versão menos potente e bateria de 69 kW; a capacidade de carregamento máxima é de 175 kW. O interior é minimalista e repleto de qualidade. Tem 5 lugares (4 reais), uma bagageira de 325 litros e um pequeno espaço debaixo do capô. Está muito bem equipado em termos de segurança e conetividade. Os preços arrancam nos 37 894 euros. Mais para a frente existirá uma versão estilo crossover que se vai chamar Cross Country.
ZEEKR X
Dentro da avalanche de marcas chinesas que se preparam para desembarcar na Europa, encontramos a Zeekr. É uma das marcas do gigante Geely, proprietária, entre outras, da Volvo e parcialmente da smart. O Zeekr X é um crossover elétrico que partilha a plataforma e grande parte da sua tecnologia com modelos deste gabarito, como o smart #3 e o Volvo EX30. Mede 4,43 m de comprimento e, para além do seu desenho original, apresenta detalhes muito sofisticados, como uma câmara no pilar central que identifica o condutor e desbloqueia automaticamente as portas ou um ecrã que oferece informação do veículo, como a carga da bateria, antes de entrar no carro. O habitáculo contempla cinco lugares e soluções originais como um ecrã tátil multimédia de 14,6”, que vira sobre um rail no tablier graças a um controlo gestual. O X comercializa-se em duas versões, uma de 272 CV e tração traseira e outra de 428 CV e tração integral. Soma uma bateria de 69 kWh de capacidade bruta para uma autonomia oficial de 445 km, isto na versão mais modesta. Ainda não se vende em Portugal, mas chegará lá para o final do ano.
OUTRAS ALTERNATIVAS
Até aqui foi o escaparate com os rivais do smart #3 com selo premium ou “semi” premium. Mas há muito mais modelos de corte generalista que se aproximam muito em valores como a tecnologia e até em qualidade do #3. Referimo-nos a modelos como o BYD Atto 3, Hyundai Kauai elétrico, Kia e-Niro e os novos Peugeot 3008 e Renault Scénic E-Tech, que chegam ao mercado muito em breve.
BYD ATTO 3
Mede 4,46 m de comprimento e exibe uma qualidade de construção de bom nível, um tato de condução muito competente e uma lista de equipamento recheada. Chega aos 204 CV e anuncia 420 km de autonomia. Começa nos 43 495 euros.
HYUNDAI KAUAI ELECTRIC
Disponível com 156 e 218 CV, sempre com tração dianteira e duas capacidades de bateria para autonomia de 514 km. Qualidade, conforto, espaço, tecnologia, mas que só estará à venda entre nós no final do ano.
KIA E-NIRO
Mede 4,42 m de comprimento e partilha tecnologia com o Kauai. Está à venda numa versão de 204 CV que anuncia uma autonomia de 460 km graças a uma bateria de 64 kWh de capacidade. É confortável, fácil de conduzir e contempla uma bagageira de 475 litros. Está à venda em duas versões a partir dos 40 mil euros com preço de campanha.
PEUGEOT E-3008
A terceira geração do 3008 vai estrear opções elétricas. Para além de uma imagem mais dinâmica e de ter crescido até aos 4,54 m, chega numa versão de 213 CV e 525 km de autonomia. Ao longo do ano vai acrescentar uma versão de 231 CV e 700 km de autonomia. Vai ter versão de tração integral com 326 CV. Arranca nos 47 150 euros.
RENAULT SCENIC E-TECH
Mede 4,47 m de comprimento e propõe versões de 170 ou 220 CV. Conta com baterias de capacidades diferentes de 60 e 87 kWh e anuncia autonomias até aos 625 km. A tração é sempre dianteira, enquanto pode ser carregado até aos 150 kW em corrente contínua. Confortável e de foco muito familiar, tem um preço de entrada de 40 690 euros.