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Dossier – Porsche Macan frente a rivais

O novo Porsche Macan inicia o seu percurso, agora elétrico, sem ruído, de forma eficiente, mas sem comprometer a genética desportiva e orientada para a performance. Contudo, este nicho de SUVs sem emissões já conta com um generoso leque de modelos das mais variadas procedências.

O novo Porsche Macan é elétrico, embora durante algum tempo continue a coexistir com as variantes térmicas já existentes. Sem abdicar da personalidade desportiva, nasce de uma nova plataforma tremendamente avançada, partilhada com o também novo Audi Q6 e-tron, que vai chegar ao mercado em setembro.

O Macan é provavelmente o modelo mais desportivo destas páginas, com exceção do Maserati Grecale Folgore, em termos de agilidade, sensações e desempenho. Em todo o caso, existem outras opções com potência semelhante, mas menos dinâmicos.

Para este trabalho, reunimos uma seleção exclusiva dos principais SUV elétricos com os quais o Macan terá de competir. Alguns deles pertencem também a famílias topo de gama, como os já mencionados Grecale e Q6, o Jaguar I-Pace ou o Mercedes-Benz EQE SUV, este último com as versões AMG como porta-estandarte.

No entanto, não poderiam faltar representantes chineses, que estão na “berra, como o novo BYD Seal U. Também não poderiam faltar desportivos das marcas mais “terrenas”, como o Hyunda IONIQ 5 N com 650 CV, o Kia EV6 GT, o Ford Mustang Mach-E ou o Tesla Model Y? Em suma, um fantástico escaparate que ao volante só nos recordam… vertigens e emoções.

Porsxhe Macan

A grande novidade do novo Macan é o facto de ser apenas elétrico, o segundo modelo da marca neste âmbito depois do Taycan. Estreia-se com duas versões: o Macan 4 Electric, que debita 387 CV e uma autonomia de 613 km, e o Turbo, que já debita 584 CV (639 com função overboost ativa) e até 591 km de autonomia com uma única carga. Ambos são alimentados por dois motores elétricos e dispõem de tração integral. A bateria é partilhada, tem uma capacidade de 100 kWh (95 utilizáveis), e suporta um carregamento de 270 kW DC. A bordo há três ecrãs digitais, uma qualidade excecional, cinco lugares e duas bagageiras: a traseira com 540 litros e a dianteira com 80 litros. Utiliza a nova plataforma PPE desenvolvida em conjunto com a Audi, tem suspensão adaptativa e direção no eixo traseiro. A partir de 86 790 euros (118 845 euros para a versão Turbo).

Audi Q6 e-tron

As primeiras unidades deste SUV de 4,77 metros vão chegar depois do verão. Baseia-se na nova plataforma PPE, a mesma do Macan, até porque que é essencialmente o mesmo veículo. Na sua gama inicial, estará disponível em versões de 387 e 488 CV, sendo a mais potente a versão SQ6. Ambas têm dois motores elétricos e tração integral. Mais adiante, haverá uma versão RS que terá ainda mais potência. A bateria tem uma capacidade bruta de 100 kWh e está dimensionada para 625 km de autonomia, embora haja versões com autonomia até 700 km; mais tarde, será também adicionada uma bateria de 83 kWh (o sistema funciona a 800V e suporta um carregamento DC de 270 kW). Estreia um avançado head-up display com realidade aumentada e luzes traseiras OLED ativas de segunda geração, entre outros elementos.

Polestar 4

O novo Polestar 4 é um crossover de 4,84 metros que está disponível em duas versões totalmente elétricas. A versão de entrada é alimentada por um motor montado no eixo traseiro de 272 CV e custa 66 700 euros. Acima desta, existe outra versão com dois motores, tração integral, 544 CV e um preço de 73 700 euros. A bateria é comum a ambas, com uma capacidade de 100 kWh (94 utilizáveis) e pode carregar a 200 kW em corrente contínua, e a 22 kW em corrente alternada. A autonomia homologada é de 610 km na versão mais modesta. Inclui uma função de carregamento bidirecional V2L para alimentar dispositivos externos. Outra caraterística única deste Polestar 4, é o facto de não ter janela traseira, pelo que utiliza uma câmara que reflete a imagem no espelho retrovisor interior para proporcionar visibilidade traseira. O habitáculo tem cinco lugares e um teto electrocromático, que permite a passagem da luz ou que fica opaco através de um comando no painel central. A bagageira traseira dispõe de 500 litros e existe outra bagageira dianteira com mais 15 litros. O seu vasto equipamento tecnológico inclui assistentes de condução avançados, suspensão adaptativa e uma oferta multimédia completa.

BMW iX3

A versão elétrica do X3 utiliza um motor elétrico de 286 CV e tração traseira. É alimentada por uma bateria de 73,9 kWh que proporciona uma autonomia de 461 km em ciclo WLTP. A bateria pode ser carregada até 150 kW DC e 11 kW AC, necessitando de 7,5 horas para ser totalmente carregada. O consumo energia combinado é de 18,5 kWh/100 km e a aceleração de 0-100 km/h é efetuada em 6,8 segundos. O SUV da BMW mede 4,73 metros de comprimento, o interior é espaçoso e altamente digitalizado com dois ecrãs de 12,3″, sendo o ecrã multimédia sensível ao toque. A bagageira tem uma capacidade de 510 litros. Destaca-se pela qualidade, pelo prazer de condução, pelo equipamento tecnológico e pela oferta multimédia. Está à venda a partir de 77 700 euros.

BYD Seal U

A grande novidade do gigante chinês cada vez mais popular na Europa, é este SUV de 4,76 metros de comprimento que chega em maio ao mercado em duas versões (Confort e Design), embora a potência seja sempre a mesma: 218 CV. A capacidade da bateria varia, com 71,8 kWh e uma autonomia homologada de 420 km, ou 87 kWh e até 500 km com uma única carga. A versão com a bateria de maior capacidade é capaz de um reabastecimento contínuo de 140 kW e dispõe de uma função de carregamento bidirecional V2L; a tração é sempre dianteira. É um veículo espaçoso, bem construído, bem equipado e confortável, com uma boa bagageira de 552 litros.

Ford Mustang Mach-e

Com 4,71 metros de comprimento, é uma das opções mais divertidas e ágeis dentro do segmento dos SUV elétricos. O habitáculo do Mustang Mach-E é bastante espaçoso e conta com um ecrã vertical de 15,5” na consola central. Conta com duas bagageiras: uma traseira de 402 litros e uma dianteira que acrescenta mais 81 litros. Estão disponíveis versões com tração traseira e tração integral, e há duas capacidades de bateria, 72,6 e 91 kWh. Oferece ainda cinco níveis de potência: 269, 294, 315, 351 e 487 CV, estando o mais energético associado à versão GT, a mais desportiva e potente (atinge os 200 km/h e faz os 0-100 km/h em 3,8 segundos). A autonomia homologada varia entre 400 e 600 km, consoante a variante. A este respeito, a bateria mais capaz pode ser carregada em corrente contínua até 150 kW (115 na mais modesta). Os preços começam nos 56 098 euros.

Hyundai Ioniq 5 N

Chega aos 4,72 metros de comprimento e debita, nada mais, nada menos do que, 650 CV, embora apenas durante 10 segundos (depois disso, reduz para 609 CV). É alimentado por dois motores, um dianteiro de 238 CV e um traseiro de 412 CV. Para além da tração integral, possui um diferencial traseiro controlado eletronicamente. Em comparação com o resto da gama IONIQ 5, está equipado com amortecedores eletrónicos de maiores dimensões, travões reforçados e um sistema de direção às quatro rodas para maior estabilidade a alta velocidade e manobrabilidade a baixa velocidade. A capacidade da bateria é de 84 kWh, tem uma gestão térmica melhorada e pode carregar a 350 kW DC. A autonomia homologada desta versão é de 448 km, atinge 260 km/h e acelera dos 0-100 km/h em apenas 3,4 segundos. Dispõe de perfis de condução exclusivos para utilização em pista. Preço: 79 900 euros.

Jaguar I-Pace

Outro dos nomes ilustres do segmento e também um dos pioneiros. A Jaguar já anunciou que se tornará uma marca totalmente elétrica até 2025, pelo que, até lá, a única opção puramente eléctrica é este I-Pace, um SUV de 4,68 metros a partir de 96 580 euros. A sua gama oferece uma única versão que debita 400 CV, graças aos esforços combinados de dois motores elétricos, um em cada eixo e que lhe conferem tração integral. A bateria tem uma capacidade de 90 kWh e uma autonomia de 448 km. Em corrente contínua, pode ser carregado a uma potência de 100 kW e, em corrente alternada, necessita de 8,5 horas para completar a operação numa tomada de 11 kW. Atinge uma velocidade máxima de 200 km/h e acelera dos 0-100 km/h em 4,8 segundos. No entanto, o seu consumo médio de energia é elevado: 23,1 kWh/100 km. O peso de 2.226 kg não é, de todo, vantajoso. Aliás, pode ser equipado com suspensão pneumática para aumentar o conforto de condução e otimizar a dinâmica.

Kia EV6 GT

A Kia tem no EV6 GT o seu porta-estandarte. Este crossover de 4,70 metros de comprimento é a variante mais desportiva da gama, com 585 CV. Tem uma arquitetura elétrica de 800 V e uma bateria com 77,4 kWh de capacidade, com uma autonomia homologada até 424 km. Possui dois motores, tração integral e melhorias no chassis em relação ao resto da gama, com travões de grandes dimensões, amortecedores mais firmes e diferencial traseiro de deslizamento limitado que é controlado eletronicamente. O seu desempenho é surpreendente: 260 km/h de velocidade máxima e 3,5 segundos de 0-100 km/h. Tudo isto com um peso de 2.185 kg. Está rodeado de tecnologia avançada e dispõe de um sistema de carregamento bidirecional V2L para carregar objetos como uma bicicleta elétrica, por exemplo. Custa a partir de 71 250 euros.

Lexus RZ450e

A filosofia deste Lexus elétrico está longe do desempenho dinâmico de uma marca como a Porsche. O seu foco é o conforto de condução, a qualidade e a exclusividade dos acabamentos, com um equipamento tecnológico de excelência. O RZ 450e mede 4,81 metros de comprimento e o seu sistema elétrico produz 313 CV através da combinação de dois motores, um no eixo dianteiro, com 204 CV, e outro no traseiro, com 109 CV. Tem uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 71,4 kWh e carrega em corrente contínua até 150 kW, pelo que pode chegar aos 80% em apenas 35 minutos; em corrente alternada é compatível com até 11 kW. A autonomia máxima aprovada é de 440 km com um consumo médio de 18,7 kWh por 100 km. Mais. Acelera dos 0-100 km/h em 5,6 segundos e tem um limitador de velocidade máxima de 160 km/h. O seu habitáculo é espaçoso e conta com uma bagageira de 522 litros. A direção eletrónica com um volante semelhante ao utilizado na F-1 chegará mais tarde. Está à venda desde 75 582 euros.

Maserati Grecale Folgore

Este é um dos modelos mais exclusivos destas páginas. A variante elétrica do Grecale chega aos 4,87 metros de comprimento, 550 CV de potência e uma bateria com 105 kWh de capacidade; a sua autonomia homologada é de 487 km. O sistema elétrico funciona a 400V e suporta um carregamento contínuo de 150 kW. Tem dois motores, um por eixo, e tração integral, sendo que acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos. Tem uma velocidade máxima de 220 km/h, quatro modos de condução e uma suspensão pneumática muito eficiente de série. Uma personalidade muito desportiva, ou seja, um grande dinamismo (apesar dos seus 2.480 kg), e um preço a partir de 131 694 euros.

Mercedes-Benz EQE SUV

O novo Macan elétrico situa-se entre os SUV EQB e EQE em termos de dimensões, mas em termos de preço está na órbita deste último que tem 4,86 metros de comprimento e oferece versões com 245, 292 ou os 408 CV da alternativa 500 4MATIC que custa 98 700 euros. Mas se isso não for suficiente, também estão disponíveis as opções AMG com 476 e 625 CV. Todas elas têm tração integral, exceto a versão de entrada, que tem tração traseira. A bateria conta com uma capacidade de 89 ou 90,6 kWh (não é a mesma porque o fabricante é diferente) e a autonomia homologada sobe para 617 km no melhor dos casos (versão 350+ com 292 CV e tração traseira). Pode ser equipado com suspensão pneumática e um soberbo sistema de direção às rodas traseiras. A gama de preços situa-se entre 83.250 e 140 000 euros.

MG Marvel R

A MG está a viver um bom momento de vendas graças a uma gama de veículos com uma relação preço/desempenho muito competitiva e competente. Na verdade, a marca chinesa de origem britânica tem uma sólida gama de veículos elétricos. É o caso deste SUV de 4,67 metros que é vendido em duas versões. Uma tem 179 CV/410 Nm, dois motores elétricos atrás e tração traseira; a outra sobe para 288 CV/665 Nm porque acrescenta um terceiro gerador elétrico no eixo dianteiro (tem tração integral). Ambos têm uma bateria com capacidade de 70 kWh; a autonomia homologada é de 402 km e 370 km, respetivamente. Não é de qualidade excecional, mas é um veículo competente, espaçoso, com uma bagageira adequada (357 litros apoiados por mais 150 litros à frente, na variante 4×2) e um generoso equipamento tecnológico de série que inclui o completo assistente de segurança MG Pilot. O mais potente custa 49 217 euros.

Skoda Enyaq Coupé RS

Mede 4,65 metros de comprimento e está disponível nas carroçarias SUV e coupé. Utiliza a mesma plataforma do Audi Q4 e-tron (VW ID.4), mas as versões mais desportivas e mais equipadas também rivalizam com o novo Porsche Macan, embora este último tenha, obviamente, um perfil ainda mais desportivo. A versão RS do Enyaq Coupé debita 340 CV através da combinação de dois motores elétricos, um em cada eixo, um aspeto que lhe permite desfrutar de um eficiente sistema de tração integral. É alimentado por uma bateria de 77 kWh com uma autonomia nominal de 522 km. Está também uma versão com 286 CV. Na versão RS, acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos, pesa 2.264 kg, tem uma suspensão firme, cinco lugares e uma bagageira de 570 litros; custa 59 861 euros. O seu clone da Volkswagen, o ID.5 GTX com 299 CV também podia ser uma opção.

Tesla Model Y

A Tesla está a manter uma campanha de preços agressiva que se aplica a todos os seus veículos. Isto inclui o Model Y, que oferece três versões: a versão de entrada, com 299 CV, tração traseira e 455 km de autonomia; a chamada Long Range, que aumenta a autonomia para 533 km e a potência para 351 CV; e a versão Performance, com 462 CV e 514 km de autonomia. Estas duas últimas têm tração integral. O mais modesto Model Y está equipado com uma bateria de 60 kWh (a capacidade da dos restantes é de 75 kWh). Pode ser carregado a partir de uma tomada de 250 kW DC, tem 4,75 metros de comprimento, um generoso banco traseiro, duas bagageiras e  assistências à condução autónoma avançadas. O seu preço é, naturalmente, muito competitivo: varia entre 44.990 e 57.990 euros.

 

 

 

 

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