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O novo Porsche Macan inicia o seu percurso, agora elétrico, sem ruído, de forma eficiente, mas sem comprometer a genética desportiva e orientada para a performance. Contudo, este nicho de SUVs sem emissões já conta com um generoso leque de modelos das mais variadas procedências.

O novo Porsche Macan é elétrico, embora durante algum tempo continue a coexistir com as variantes térmicas já existentes. Sem abdicar da personalidade desportiva, nasce de uma nova plataforma tremendamente avançada, partilhada com o também novo Audi Q6 e-tron, que vai chegar ao mercado em setembro.

O Macan é provavelmente o modelo mais desportivo destas páginas, com exceção do Maserati Grecale Folgore, em termos de agilidade, sensações e desempenho. Em todo o caso, existem outras opções com potência semelhante, mas menos dinâmicos.

Para este trabalho, reunimos uma seleção exclusiva dos principais SUV elétricos com os quais o Macan terá de competir. Alguns deles pertencem também a famílias topo de gama, como os já mencionados Grecale e Q6, o Jaguar I-Pace ou o Mercedes-Benz EQE SUV, este último com as versões AMG como porta-estandarte.

No entanto, não poderiam faltar representantes chineses, que estão na “berra, como o novo BYD Seal U. Também não poderiam faltar desportivos das marcas mais “terrenas”, como o Hyunda IONIQ 5 N com 650 CV, o Kia EV6 GT, o Ford Mustang Mach-E ou o Tesla Model Y? Em suma, um fantástico escaparate que ao volante só nos recordam… vertigens e emoções.

Porsxhe Macan

A grande novidade do novo Macan é o facto de ser apenas elétrico, o segundo modelo da marca neste âmbito depois do Taycan. Estreia-se com duas versões: o Macan 4 Electric, que debita 387 CV e uma autonomia de 613 km, e o Turbo, que já debita 584 CV (639 com função overboost ativa) e até 591 km de autonomia com uma única carga. Ambos são alimentados por dois motores elétricos e dispõem de tração integral. A bateria é partilhada, tem uma capacidade de 100 kWh (95 utilizáveis), e suporta um carregamento de 270 kW DC. A bordo há três ecrãs digitais, uma qualidade excecional, cinco lugares e duas bagageiras: a traseira com 540 litros e a dianteira com 80 litros. Utiliza a nova plataforma PPE desenvolvida em conjunto com a Audi, tem suspensão adaptativa e direção no eixo traseiro. A partir de 86 790 euros (118 845 euros para a versão Turbo).

Ricardo Carvalho

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