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Dossier – Os elétricos com maior autonomia

A ansiedade para encontrar um carregador reduz-se drasticamente ao volante de qualquer um dos elétricos que juntamos neste eficiente dossier: praticamente todos superam os 500 km de autonomia anunciada. Um compêndio que reúne as 20 propostas com maior raio de ação elétrico entre todos os veículos sem emissões que se vendem em Portugal.

Um dos grandes receios na hora de dar o salto para um carro elétrico é precisamente a autonomia. Há ainda o preço e a dependência de uma tomada exterior para carregar a bateria… mas o primeiro é claramente o menos motivador.
Nos últimos tempos, o raio de ação de um carro elétrico com uma só carga foi sendo aumentado com o lançamento de novos modelos, mais evoluídos e com baterias de maior capacidade. A oferta de veículos elétricos é cada vez mais generosa e já é possível alcançar até 741 km (valor anunciado) sem paragens, como é o caso do Mercedes-Benz EQS, o que se destaca neste trabalho.
Nas páginas que se seguem compilámos todos os detalhes dos 20 modelos com maior autonomia à venda em Portugal, um ranking construído a partir dos valores homologados pelos construtores. Todos superam os 500 km antes de precisarem de parar num carregador, e quando o fazemos, a sua capacidade de carregamento também subiu para que em poucos minutos possamos voltar à estrada. Um aspeto que chama a atenção: em parte o monopólio da Tesla cai por terra porque existem marcas, como a BMW e a Mercedes-Benz, que propõem modelos com maior alcance. O problema é que, chegar mais longe sem entraves implica montar baterias maiores, de capacidade superior, e isso aumenta o preço final de cada modelo, daí o problema de base de um elétrico… ainda é muito caro!

MERCEDES-BENZ EQS

A cada dia surge um modelo novo que bate recordes de autonomia, mas atualmente, o Mercedes-Benz EQS é o modelo com maior autonomia elétrica que podemos encontrar na oferta de elétricos à venda no mercado. Será preciso escolher a versão EQS 450+, que debita 333 CV e anuncia uma autonomia de 741 km com um só carregamento (836 km em circulação exclusivamente urbana). Para alcançar este registo recorre a uma bateria de iões de lítio de 108,4 kWh de capacidade que admite carregamentos de até 200 kW em corrente contínua. Deste modo, em apenas 31 minutos carrega 80% da bateria; o carregador embarcado é de 11 kW. Falamos de um automóvel que pesa 2480 kg e mede 5,21 m de comprimento. Apesar de tudo, proporciona um rendimento notável: 210 km/h de velocidade máxima e 6,2 segundos dos 0 aos 100 km/h. A propulsão é traseira. Os preços começam nos 126 699 euros.
O mesmo modelo tem ainda versões com tração integral, como a 580 4Matic de 523 CV e 670 km de autonomia ou a topo de gama AMG EQS 53 4Matic+, que debita 658 CV e chega aos 560 km de autonomia com uma só carga. O EQS é o Classe S elétrico, por isso destaca-se em aspetos como o conforto, o luxo e a tecnologia.

MERCEDES-BENZ EQE

Mais um apelativo modelo elétrico que convence pela tecnologia, conforto e qualidade. Para além disso, é o segundo modelo elétrico com maior autonomia da marca alemã, uma vez que anuncia 639 km na versão EQE 350 com 292 CV. A opção seguinte é o EQE 500 4Matic com 408 CV e 596 km de autonomia. Ambas partilham uma bateria de 90 kWh de capacidade, que admite carregamentos em corrente contínua de 170 kW. As duas versões têm velocidade máxima limitada aos 210 km/h e são de tração traseira. O preço da menos potente é de 76 900 euros. Existe ainda uma opção AMG de tração integral e de 625 CV de potência.


BMW iX

Não foi o primeiro automóvel elétrico da BMW, mas o modelo que marcou o novo rumo da marca alemã no que à eletrificação diz respeito. Trata-se de um imponente SUV de 4,95 m de comprimento que é vendido em três versões, todas com tração integral xDrive. Para se conseguir a autonomia máxima é preciso optar pela versão iX xDrive50 que anuncia 523 CV e conta com uma bateria de 111,5 kWh de capacidade. Esta permite percorrer até 633 km antes de carregar. O interior é amplo e oferece cinco verdadeiros lugares. A bagageira chega aos 500 litros. Pesa 2585 kg e pode ser carregado a 195 kW em corrente contínua; custa a partir de 112 700 euros.

BMW i7

A versão elétrica foi a primeira opção da nova Série 7 a chegar ao mercado. De momento só é vendida na versão xDrive 60 que debita 544 CV e brinda o utilizador com uma autonomia de 625 km, graças a uma bateria de 105,7 kWh de capacidade bruta (carrega 80% em 30 minutos numa tomada de 195 kW). Toda essa sofisticação traduz-se num preço elevado: a fatura a pagar sobe aos 146 850 euros. Adicionalmente aposta num sistema de tração integral graças aos seus dois motores elétricos, o dianteiro de 258 CV e o traseiro de 313 CV. Chega aos 240 km/h e cumpre os clássicos 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, valores muito meritórios porque mede 5,39 m de comprimento e pesa 2715 kg. Está equipado com o que de mais moderno se faz em termos de assistentes de segurança e atrás conta com um ecrã de 31,3” fixado no tejadilho dotado de Amazon Fire TV integrada.

 


MERCEDES-BENZ EQS SUV

Como é óbvio, este modelo partilha muita da sua tecnologia e plataforma com o EQS. É mais curto (5,13 m), mas a carroçaria em formato SUV permite-lhe oferecer até sete lugares. É comercializado em duas versões de 360 e 544 CV, ambas com tração integral 4Matic. A primeira anuncia 592 e a segunda 594 km de autonomia. Contudo, na base da gama posiciona-se uma versão de 360 CV sem tração integral cuja autonomia sobe aos 629 km. Custa 129 349 euros e utiliza a mesma bateria, com 107,8 kWh de capacidade.


TESLA MODEL 3

No ano passado foi o elétrico mais vendido na Europa. O Model 3 é uma berlina de 4 portas e 4,69 m de comprimento com uma eficiente configuração de dois motores que somam 351 CV, tração integral e autonomia homologada de 602 km na versão Long Range. Utiliza uma bateria de 75 kWh de capacidade que pode ser carregada em 21 minutos numa tomada de 150 kW. Alcança os 233 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos: tem um preço de 62 990 euros. Existe ainda uma versão de 513 CV e 547 km de autonomia.


FORD MUSTANG MACH-E

O Ford Mustang Mach-e é um SUV elétrico que surpreendeu pela forma como foi acolhido pelo mercado a nível mundial. Não renuncia ao dinamismo que implica o nome Mustang, todavia adaptado aos tempos modernos, a partir de uma gama eficiente e tremendamente divertida de conduzir. Assim, conta com versões de 269, 294, 351 e 487 CV do Mach-e GT. Em todas as opções a autonomia é generosa, mas para ter os 600 km de autonomia com um só carregamento, será preciso optar pela versão menos potente de 294 CV, tração traseira e bateria de 99 kWh de capacidade. Como em toda a gama, o interior é amplo, de 5 lugares e oferece uma excelente relação entre preço e equipamento. Arranca nos 66 922 euros.

TESLA MODEL S

Já começaram a ser entregues as primeiras unidades do renovado Model S Plaid (pode ler o teste completo nas páginas…… desta edição), modelo que resolve uma equação muito complexa. Mede 4,97 m de comprimento, pesa 2162 kg, contempla três motores elétricos de alto rendimento que em conjunto debitam 1020 CV, é de tração integral, alcança os 322 km/h de velocidades máxima, acelera de 0 a 100 km/h em … 2,1 segundos! E apesar de tudo anuncia uma autonomia de até 600 km, graças a uma bateria de 100 kWh de capacidade útil. Pode ser carregado a 250 kW (em 15 minutos “armazena” energia para percorrer 322 km) e na sua dotação de equipamento completa inclui o piloto automático mais avançado do mercado no que a condução autónoma diz respeito. Esta maravilha tecnológica começa nos 141 400 euros.


BMW i4

É, basicamente, um Série 4 Gran Coupé transformado para o mundo elétrico, mede 4,78 m de comprimento, dispõe de cinco confortáveis lugares e de uma bagageira de 470 litros. A versão de acesso eDrive40 debita 340 CV, tem tração traseira e converte-se no i4 com maior autonomia ao anunciar 589 km. A bateria tem uma capacidade de 83,9 kWh e pode ser carregada em corrente continua a 205 kW. Confortável e dinâmico, tem a velocidade máxima limitada a 190 km/h e um preço de 56 900 euros. Acima deste posiciona-se o i4 M50 de tração integral, 544 CV e 519 km de autonomia com uma carga de bateria.


VOLKSWAGEN ID.3

Foi o primeiro modelo da marca alemã a estrear a plataforma elétrica MEB do Grupo Volkswagen e atualmente é o elétrico com maior autonomia do construtor alemão. O que consegue a partir de uma bateria de 77 kWh de capacidade útil (existe uma segundo de 58 kWh), um motor elétrico de 204 CV e tração traseira, combinação que permite anunciar um raio de ação de 556 km sem parar. A velocidade está limitada a 160 km/h, mede 4,26 m de comprimento, o interior é amplo (a qualidade deixa a desejar) e a bagageira chega aos 385 litros. Rodeia-se de uma avançada carga tecnológica e tem preços a partir de 44 888 euros.


ŠKODA ENYAQ IV COUPE

A versão com carroçaria Coupé do Enyaq iV coloca no mercado versões de 204, 265 e 299 CV, todas com bateria de 77 kWh úteis. As versões com dois motores elétricos contam com tração integral. Não é o caso da versão 80, que anuncia 553 km de autonomia; debita 204 CV e é de tração traseira. Contempla suspensão desportiva, mas pode montar a suspensão adaptativa. O interior é amplo e culmina numa bagageira com 570 litros. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos e custa a partir de 56 249 euros. Esta versão 80 é proposta também na versão Enyaq iV convencional que é mais espaçosa e perde apenas 9 km de autonomia.

POLESTAR 2

Este apelativo modelo com aspeto de sedan crossover e 4,61 m de comprimento oferece quatro níveis de potência de 224 a 476 CV, e duas capacidades de bateria: 69 e 78 kWh. Tem ainda opções de tração dianteira e integral. A autonomia máxima fica a cargo da versão de 231 CV, com um só motor elétrico e a bateria de maior capacidade, cobrindo 551 km com uma só carga. O tablier recorda os modelos da Volvo, pois as marcas são do mesmo grupo; custa 53 400 euros. Já se pode reservar o Polestar 3, o super SUV que anuncia 610 km de autonomia e que começará a chegar às estradas já em 2023.


CUPRA BORN E-BOOST

O Born é um compacto elétrico dinâmico e um clone do VW ID.3, mas com um vincado caráter desportivo e 4,32 m de comprimento. Está homologado para cinco ocupantes e soma uma bagageira de 385 litros. A gama oferece potências de 204 e 231 CV. Até qui perfeito. A chegada de uma bateria de 82 kWh (77 úteis) à versão E-Boost permite-lhe encontrar espaço neste escaparate, pois a autonomia estende-se aos 549 km. E os seus 231 CV possibilitam-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,6 segundos, com carregamentos de até 135 kW em corrente contínua. Pode contemplar suspensão adaptativa e uma condução avançada e segura graças aos vários assistentes de condução que coloca no terreno. Custa a partir de 46 439 euros.


TESLA MODEL X

O Model X Plaid tem um preço muito exclusivo até porque os 145 990 euros a pagar por ele não são para qualquer carteira. Em troca temos acesso ao SUV de produção de maior capacidade de aceleração do mercado. E não é para menos: a potência é de 1020 CV, graças ao trabalho conjunto de três motores elétricos que lhe fornecem tração integral. Assim, é capaz de percorrer os clássicos 0 aos 100 km/h em 2,6 segundos e alcançar os 262 km/h. A bateria de 100 kWh de capacidade permite-lhe anunciar uma autonomia de 543 km. Mais para a frente chegará uma versão mais civilizada quanto a potência, com dois motores e 576 km de autonomia.


AUDI Q4 e-tron 40

Este modelo da Audi é vendido em carroçaria SUV normal ou SUV Coupé Sportback, com uma linha de tejadilho que cai no sentido da traseira. A gama é ampla, com versões de 204, 265 e 299 CV, estando a mais potente associada a um sistema de tração integral. Se o objetivo é registar a máxima autonomia possível, a escolha passa pela versão Q4 Sportback 40 e-tron, com 204 CV, tração traseira e bateria de 82 kWh brutos. Neste caso anuncia 534 km com uma só carga. Suporta carregamentos até 125 kW em corrente contínua, que permitem, em apenas 29 minutos, repor a bateria em 80%. Mede 4,59 m de comprimento, o interior revela qualidade e apresenta-se com muita tecnologia avançada. O preço arranca nos 58 160 euros.


VOLKSWAGEN ID.5

Mede 4,61 m de comprimento, tem cinco portas, cinco lugares e uma bagageira de 549 litros. O seu design recorda o ID.4, mas este tem personalidade própria na traseira, de corte mais dinâmico. No topo da gama, a versão GTX de 299 CV, mas se queremos a autonomia máxima será preciso escolher as versões de 170 e 204 CV que, curiosamente, anunciam os mesmos 534 km. Bateria de 77 kWh úteis e preços a partir de 51 585 euros.


TESLA MODEL Y

O Model Y atravessa um grande momento de forma ao ponto de “roubar” vendas ao Model 3, posicionando-se como a nova opção mais “barata” da gama da marca americana. Não é de estranhar, até porque o seu design de estilo SUV compacto acrescenta atrativos como os sete lugares ou uma generosa bagageira, fruto de dimensões consideráveis: 4,75 m de comprimento. A versão Long Range recorre a dois motores elétricos, debita 351 CV e conta com uma bateria de 75 kWh para alcançar os 533 km de autonomia. Permite carregamentos de até 250 kW em corrente contínua. Custa 66 990 euros e integra uma lista tecnológica e de conetividade muito extensa e ainda condução autónoma.

MERCEDES-BENZ EQA

Mede 4,46 m de comprimento e é a versão de entrada na gama SUV elétrica da marca alemã. A versão EQA 250 debita 190 CV e tem uma autonomia homologada de 532 km, graças a uma bateria de 70,5 kWh. A velocidade máxima está limitada a 160 km/h, permite cargas de até 100 kW e é de tração dianteira. Propõe cinco lugares e uma bagageira de 340 litros. Tem um preço de venda a público de 59 249 euros. Existem versões mais potentes e de tração integral 4Matic que superam os 435 km.


KIA EV6

Não podia faltar nestas páginas aquele que ainda é o Carro do Ano na Europa. O Kia EV6 é um original crossover de 4,68 m de comprimento com muito espaço no interior, apresentação totalmente digital e uma super bagageira de 542 litros no melhor dos casos. É vendido em versões de tração traseira ou integral num leque de potências que oscila entre os 170 e os 585 CV. A opção com maior autonomia anuncia 528 km, debita 229 CV e conta com uma bateria de 77 kWh de capacidade. No EV6, o sistema elétrico trabalha a 800V e contempla um prático sistema bidirecional V2L que fornece 3,6 kW de energia para o exterior. Os preços começam nos 56 950 euros já com 2800 euros de desconto incluídos.


NISSAN ARIYA

Foi preciso esperar, mas o novo Ariya está finalmente à venda em Portugal. Trata-se de um crossover elétrico de 4,60 m de comprimento, interior muito moderno para cinco ocupantes e bagageira de até 468 litros. Contempla versões de tração dianteira e integral, potências de 217, 242 e 306 CV com baterias de 63 e 87 kWh de capacidade. A autonomia máxima anunciada em ciclo WLTP é de 525 km, que obtém com a bateria de maior capacidade associada ao motor de 242 CV e à tração dianteira. Na lista de equipamento não faltam elementos como o sistema de condução semiautónoma ProPILOT Assist com Navi-link que agrupa um conjunto de assistente para potenciar a segurança e o conforto. O preço desta versão é de 62 700 euros.

 

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