A ansiedade para encontrar um carregador reduz-se drasticamente ao volante de qualquer um dos elétricos que juntamos neste eficiente dossier: praticamente todos superam os 500 km de autonomia anunciada. Um compêndio que reúne as 20 propostas com maior raio de ação elétrico entre todos os veículos sem emissões que se vendem em Portugal.
Um dos grandes receios na hora de dar o salto para um carro elétrico é precisamente a autonomia. Há ainda o preço e a dependência de uma tomada exterior para carregar a bateria… mas o primeiro é claramente o menos motivador.
Nos últimos tempos, o raio de ação de um carro elétrico com uma só carga foi sendo aumentado com o lançamento de novos modelos, mais evoluídos e com baterias de maior capacidade. A oferta de veículos elétricos é cada vez mais generosa e já é possível alcançar até 741 km (valor anunciado) sem paragens, como é o caso do Mercedes-Benz EQS, o que se destaca neste trabalho.
Nas páginas que se seguem compilámos todos os detalhes dos 20 modelos com maior autonomia à venda em Portugal, um ranking construído a partir dos valores homologados pelos construtores. Todos superam os 500 km antes de precisarem de parar num carregador, e quando o fazemos, a sua capacidade de carregamento também subiu para que em poucos minutos possamos voltar à estrada. Um aspeto que chama a atenção: em parte o monopólio da Tesla cai por terra porque existem marcas, como a BMW e a Mercedes-Benz, que propõem modelos com maior alcance. O problema é que, chegar mais longe sem entraves implica montar baterias maiores, de capacidade superior, e isso aumenta o preço final de cada modelo, daí o problema de base de um elétrico… ainda é muito caro!
MERCEDES-BENZ EQS
A cada dia surge um modelo novo que bate recordes de autonomia, mas atualmente, o Mercedes-Benz EQS é o modelo com maior autonomia elétrica que podemos encontrar na oferta de elétricos à venda no mercado. Será preciso escolher a versão EQS 450+, que debita 333 CV e anuncia uma autonomia de 741 km com um só carregamento (836 km em circulação exclusivamente urbana). Para alcançar este registo recorre a uma bateria de iões de lítio de 108,4 kWh de capacidade que admite carregamentos de até 200 kW em corrente contínua. Deste modo, em apenas 31 minutos carrega 80% da bateria; o carregador embarcado é de 11 kW. Falamos de um automóvel que pesa 2480 kg e mede 5,21 m de comprimento. Apesar de tudo, proporciona um rendimento notável: 210 km/h de velocidade máxima e 6,2 segundos dos 0 aos 100 km/h. A propulsão é traseira. Os preços começam nos 126 699 euros.
O mesmo modelo tem ainda versões com tração integral, como a 580 4Matic de 523 CV e 670 km de autonomia ou a topo de gama AMG EQS 53 4Matic+, que debita 658 CV e chega aos 560 km de autonomia com uma só carga. O EQS é o Classe S elétrico, por isso destaca-se em aspetos como o conforto, o luxo e a tecnologia.