MAZDA MX-30
O primeiro automóvel elétrico da Mazda mede 4,40 m de comprimento e é de vocação literalmente urbana, ao contrário de muitos dos restantes elétricos desta lista. A sua particularidade estética é determinada pelas portas traseiras de abertura oposta à marcha. Ao abdicar do pilar B, melhora-se o acesso ao interior até porque os lugares traseiros não são assim tão folgados. A potência do motor elétrico é de 145 CV, tem a velocidade máxima limitada a 140 km/h e a tração é dianteira. A sua bateria de iões de lítio surge com uma capacidade de apenas 35,5 kWh, pelo que a autonomia em ciclo combinado pouco passa dos 200 km, valor muito modesto. O consumo médio é de 17,6 kWh/100 km e a bateria pode carregar em corrente contínua a 50 kW até 80% em 26 minutos. O MX-30 dispõe de uma lista de equipamento muito completa em termos de segurança e conetividade. Está disponível a partir de 39 235 euros.