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Dossier – BMW iX1 e os seus concorrentes

Com o iX1, a BMW entra em pleno no segmento dos SUV compactos elétricos, nicho que tem crescido exponencialmente nos últimos meses e no qual o novo modelo vai concorrer com outros elétricos de topo, como o Audi Q4 e-tron e Mercedes-Benz EQA, e não só.

A BMW promete ir a jogo nas próximas semanas com o seu novo iX1 (já pode ser encomendado no site da marca), que não é mais do que a versão elétrica da nova geração do X1. Combinar uma silhueta SUV de tamanho compacto (um claro formato de sucesso) com a propulsão elétrica que os “lobbies” nos obrigam a comprar (e não vale a pensa discutir este tema), não parece ser uma combinação arriscada.
Há algum tempo que rivais diretos com selo Premium, como os Audi Q4 e-tron ou os Mercedes-Benz EQA, estão presentes neste segmento elétrico, onde ainda militam uma longa lista de modelos mais generalistas que trazemos a estas páginas por diversas razões. A principal é que o preço de entrada do iX1 é muito parecido com alternativas de marcas como a Volkswagen, Nissan, Skoda ou Hyundai…

Mais acessíveis são as cada vez mais numerosas propostas chinesas. Neste caso, é possível aceder a SUV de maiores dimensões por um preço similar ao do nosso protagonista. Em qualquer dos casos, quase todos são veículos que oferecem autonomias simpáticas e cargas rápidas que permitem deslocações mais longas. Aqui pode ficar a conhecer aqueles que, para a Carros & Motores, são os concorrentes desta nova proposta da BMW.

BMW IX1

No final de 2022 começaram as primeiras encomendas do novo iX1, a opção elétrica do X1. Numa primeira fase, o modelo foi lançado com o motor 18d a gasóleo e com o xDrive30, de 313 CV, produzidos graças ao trabalho de dois motores elétricos posicionados um em cada eixo de forma a dotar o conjunto de tração integral.
A bateria deste iX1 tem uma capacidade de 64,7 kWh e a autonomia pode alcançar os 438 km (de acordo com um consumo médio de 17,3 kWh/100 km).
Permite carregamentos de até 130 kW em corrente contínua, aspeto que possibilita que, em 29 minutos, se possa carregar a bateria até 80%. O interior, totalmente digitalizado, é praticamente igual ao do X1, ainda que seja menos habitável e prático, tudo porque o banco traseiro não regula longitudinalmente. A bagageira chega aos 490 litros, mede 4,50 m de comprimento, acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e rodeia-se de forte dotação tecnológica. O preço começa nos 61 mil euros.

AIWAYS U5

Nos próximos meses iremos observar a chegada ao mercado de um vasto contingente de automóveis elétricos chineses. Não é em vão, até porque é o país que mais modelos zero emissões produz. Escolhemos este interessante Aiways U5, que chega aos 4,68 m de comprimento, revela um habitáculo de alguma qualidade e oferece um espaço generoso em todos os lugares, mesmo nos traseiros. A bagageira principal chega aos 539 litros (enorme) e à frente tem mais um espaço para arrumos de 45 litros.
Está à venda apenas numa versão, com um motor elétrico de 204 CV e tração dianteira. Conta com uma bateria de iões de lítio posicionada debaixo do piso, entre os eixos, com 63 kWh de capacidade; a autonomia homologada chega aos 400 km. Por seu lado, a potência máxima de carregamento em corrente contínua é de 90 kW. Também é muito europeu no que diz respeito ao chassis e à dinâmica e surge ultra equipado de série. A partir de 40 569 euros.

AUDI Q4 E-TRON

Mede 4,59 m de comprimento e, para além da carroçaria convencional, soma outra denominada Sportback de aspeto Coupé e comprimento semelhante. A gama contempla versões de 170, 204 e 299 CV. O sistema de tração integral surge apenas associado à opção mais potente pelo facto de incluir um segundo motor elétrico no eixo dianteiro. As restantes versões são só de tração traseira. A opção de acesso monta uma bateria de iões de lítio de 55 kWh de capacidade para uma autonomia de 340 km. As outras opções, dispõem de uma bateria maior, com 82 kWh de capacidade para anunciarem uma autonomia de 521 km, no melhor dos casos. Em corrente contínua, admite tomadas de 135 kW, que permitem armazenar até 80% da energia em 36 minutos. O interior é feito com rigor em termos de qualidade e contempla uma grande bagageira com 520 litros. Conta cinco modos de condução e é comercializado com uma lista de equipamento relativamente completa (é um Audi, logo…). Custa a partir de 58 160 euros.


HYUNDAI IONIQ 5

A Hyundai já oferece uma completa gama de elétricos há vários anos, o que lhe dá alguma vantagem sobre outras marcas e modelos. Uma das suas mais recentes apostas é o original Ioniq 5, que surpreende pelo design vanguardista, mas também pela sua avançada tecnologia, que funciona a 800V para carregar de forma rápida e por dispor de um sistema elétrico bidirecional V2L. Mede 4,64 m de comprimento (é 14 cm mais comprido que o iX1) e na sua gama contempla versões de 170, 228 e 325 CV. As duas primeiras opções apostam da tração traseira e a mais potente na tração integral, ao instalar um segundo motor elétrico no eixo dianteiro. O consumo médio oscila entre os 16,7 e os 19,1 kWh/100 km, segundo versões. O mais modesto conta com uma bateria de 58 kWh de capacidade e as restantes com uma de 77 kWh, sendo a autonomia homologada de 507 km. Durante 2023, chega a versão mais desportiva N, que deverá debitar 585 CV, o mesmo valor do seu primo/irmão Kia EV6 GT. O interior do Ioniq 5 proporciona grande sensação de espaço e oferece duas bagageiras, a traseira com 531 litros e a dianteira com 57 (24 litros na opção de tração integral).  No catálogo podemos também encontrar um Kauai 100% elétrico.

KIA EV6

Este apelativo crossover, que conquistou o troféu de Carro do Ano Internacional em 2022, por mérito próprio, mede 4,7 m de comprimento e acaba por ter um preço, sem campanha, muito parecido com o do BMW. Partilha a tecnologia com o Ioniq 5 da Hyundai, com versões de 170, 228, 325 e 585 CV, sendo as duas mais potentes de tração integral (traseira nos restantes). As suas baterias de iões de lítio são de 58 e 77 kWh e o raio de ação chega aos 528 km com uma só carga. O sistema elétrico do EV6 opera a 800V, admite carregamentos em corrente contínua de até 240 kW e apresenta a função de alimentação externa V2L, que fornece até 3,6 kW de eletricidade. O EV6 está disponível a partir de 56 450 euros já com 2800 euros de desconto de campanha da marca. A marca comercializa ainda um Niro totalmente elétrico.

LEXUS UX 300e

A Lexus é uma marca Premium pela qualidade, refinamento e conforto de marcha. Há muitos anos que aposta numa gama eletrificada em forma de hibridação, mas este modelo transformou-se no seu primeiro veículo exclusivamente elétrico. O interior é rigoroso em termos de qualidade e oferece um tato geral muito bom. A nota menos positiva é o espaço disponível nos lugares traseiros, enquanto a bagageira chega aos 367 litros, mais volumetria que a versão híbrida do mesmo modelo, por exemplo. A gama contempla apenas uma versão de 204 CV alimentada por uma bateria de 54,3 kWh. A autonomia estende-se até aos 315 km e admite carregamento em CC de até 50 kW. A tração é sempre dianteira e o preço começa nos 54 570 euros.

MAZDA MX-30

O primeiro automóvel elétrico da Mazda mede 4,40 m de comprimento e é de vocação literalmente urbana, ao contrário de muitos dos restantes elétricos desta lista. A sua particularidade estética é determinada pelas portas traseiras de abertura oposta à marcha. Ao abdicar do pilar B, melhora-se o acesso ao interior até porque os lugares traseiros não são assim tão folgados. A potência do motor elétrico é de 145 CV, tem a velocidade máxima limitada a 140 km/h e a tração é dianteira. A sua bateria de iões de lítio surge com uma capacidade de apenas 35,5 kWh, pelo que a autonomia em ciclo combinado pouco passa dos 200 km, valor muito modesto. O consumo médio é de 17,6 kWh/100 km e a bateria pode carregar em corrente contínua a 50 kW até 80% em 26 minutos. O MX-30 dispõe de uma lista de equipamento muito completa em termos de segurança e conetividade. Está disponível a partir de 39 235 euros.


MERCEDES-BENZ EQA

Partilha a plataforma com o Mercedes-Benz GLA, mas anda exclusivamente a eletricidade. Com a chancela EQ, este modelo chega aos 4,46 m de comprimento e é um dos representantes Premium do segmento. Dispõe de alguns pacotes alternativos para personalizar o exterior, enquanto o habitáculo aposta em dois ecrãs digitais de 10,25” nas versões mais equipadas. Tem bom aspeto, mas não respira tanta qualidade como se desejava. O habitáculo é confortável à frente e suficiente atrás, com uma bagageira de 340 litros. Na gama encontramos versões com 190, 228 e 292 CV. A primeira aposta é na tração dianteira, todavia existem versões de tração integral 4MATIC. A bateria tem 66,5 kWh de capacidade, ainda que a versão 250+ contemple outra de 70,5 kWh que incrementa a autonomia até aos 530 km. Admite carregamentos em corrente contínua de 100 kW que permitem, em apenas 32 minutos, carrega-lo até 80%. Dispõe de uma ampla gama de serviços em matéria de telemática, destacando-se o assistente MBUX e a navegação com realidade aumentada. Os preços variam entre os 59 250 e os 65 900 euros.


MG MARVEL R

Este modelo mede 4,67 m de comprimento, dimensão muito semelhante à do iX1. Todavia, transforma-se numa alternativa a este último pelo seu preço mais apelativo (desde 40 290 euros). O Marvel R faz parte da segunda geração de veículos elétricos da MG. A gama arranca com a versão de tração traseira de 180 CV e termina na Performance de 288 CV com três motores, dois no eixo traseiro e um no dianteiro. A caixa é automática de duas velocidades. A bateria é igual nas duas opções e chega aos 70 kWh de capacidade, enquanto a autonomia chega aos 402 km, 370 km na alternativa mais potente. Admite carregamentos de até 92 kW em corrente contínua e contempla fornecimento elétrico externo bidirecional V2L. Todos os Marvel R chegam aos 200 km/h de velocidade máxima e na lista de equipamento de série contam com o assistente MG Pilot que assegura condução autónoma Nível 2.


NISSAN ARIYA

O novo crossover elétrico da Nissan chega aos 4,60 m de comprimento e está disponível a partir de 56 700 euros. O valor é quase o mesmo do iX1, mas enquadra-se no segmento generalista. Trata-se de um produto moderno, original e muito bem equipado, com assistentes ADAS que o elevam ao nível 2 de condução autónoma. Já se encontra em comercialização com opções de 218, 242 e 306 CV, tendo a mais potente tração integral e-4ORCE (nos restantes a tração é dianteira). A versão de acesso utiliza uma bateria de 63 kWh, que passa para os 87 kWh no resto da oferta. Permite carregamentos de até 130 kW em corrente contínua, enquanto a autonomia oscila entre os 403 e os 520 km, de acordo com a versão.


ŠKODA ENYAQ iV

O elétrico da Skoda chega aos 4,65 m de comprimento e, por isso, conta com um habitáculo amplo (dotado de várias soluções práticas típicas da Skoda) e uma bagageira generosa de até 585 litros. É uma excelente escolha para a família, bem construído e melhor apresentado, que se rodeia de uma forte carga tecnológica em matéria de segurança, conforto e infoentertenimento. Dispões de uma carroçaria coupé de aspeto mais desportivo. Na gama, o Enyaq iV propõe versões de 204 e 265 CV, estando a mais potente associada a um sistema de tração integral ao contar com um segundo motor elétrico no eixo dianteiro. A bateria é sempre de 77 kWh de capacidade, com uma autonomia em ciclo combinado de 544 km. Os preços arrancam nos 47 620 euros.


VOLKSWAGEN ID. 4

Praticamente tudo aquilo que foi escrito no Skoda Enyaq pode ser mencionado para este Volkswagen ID.4, modelo que partilha plataforma e tecnologia com o Audi Q4 e-tron, por exemplo, posicionado numa franja mais Premium do segmento. O ID.4 chega aos 4,58 m de comprimento e é vendido em versões de 174, 204 e 299 CV, estando a mais potente “vestida” de equipamento desportivo GTX. É a única versão a montar de série a tração integral. O lado mais desportivo cabe ao ID.5, que é basicamente um ID.4 com a traseira mais baixa para lembrar um coupé. A bateria de iões de lítio de 77 kWh de capacidade alcança uma autonomia em ciclo combinado de 531 km. Admite carregamentos de até 125 kW em corrente contínua. O interior não está mal construído, a ergonomia dianteira é boa, atrás oferece um espaço generoso para pernas e a bagageira chega aos 543 litros. Dispõe de vários assistentes à condução que asseguram nível 2 de condução autónoma e pode receber atualizações através da internet via OTA. Os níveis de equipamento mais completos contam com faróis matriciais e um Head-up display com informação projetada sobre o para-brisas que presume realidade aumentada. Os preços oscilam entre os 43 720 euros e os 58 913 euros.


VOLVO XC40 RECHARGE

É um pouco mais curto (4,44 m) que o iX1, ainda que seja interessante do ponto de vista da habitabilidade e da capacidade da mala (419 litros). Também não fica em nada atrás dos seus rivais alemães Premium em termos de qualidade. Curioso: no interior não existem materiais de origem animal. É vendido também numa versão de aspeto coupé, mais desportiva, o C40.
Ambos partilham a oferta mecânica, sendo que a versão de acesso chega aos 231 CV e apresenta uma autonomia combinada de 425 km. No topo da gama, posiciona-se uma alternativa com 408 CV ao juntar um segundo motor elétrico no eixo traseiro, para dotar o conjunto de tração integral. A autonomia, neste caso, é de 437 km, fruta da maior capacidade da bateria (78 kWh face aos 68 da versão mais modesta). Em 40 minutos pode carregar numa tomada de corrente contínua a 150 kW. Pode ser encomendado e comprado online a partir de 50 mil euros.

 

 

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