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Com o iX1, a BMW entra em pleno no segmento dos SUV compactos elétricos, nicho que tem crescido exponencialmente nos últimos meses e no qual o novo modelo vai concorrer com outros elétricos de topo, como o Audi Q4 e-tron e Mercedes-Benz EQA, e não só.

A BMW promete ir a jogo nas próximas semanas com o seu novo iX1 (já pode ser encomendado no site da marca), que não é mais do que a versão elétrica da nova geração do X1. Combinar uma silhueta SUV de tamanho compacto (um claro formato de sucesso) com a propulsão elétrica que os “lobbies” nos obrigam a comprar (e não vale a pensa discutir este tema), não parece ser uma combinação arriscada.
Há algum tempo que rivais diretos com selo Premium, como os Audi Q4 e-tron ou os Mercedes-Benz EQA, estão presentes neste segmento elétrico, onde ainda militam uma longa lista de modelos mais generalistas que trazemos a estas páginas por diversas razões. A principal é que o preço de entrada do iX1 é muito parecido com alternativas de marcas como a Volkswagen, Nissan, Skoda ou Hyundai…

Mais acessíveis são as cada vez mais numerosas propostas chinesas. Neste caso, é possível aceder a SUV de maiores dimensões por um preço similar ao do nosso protagonista. Em qualquer dos casos, quase todos são veículos que oferecem autonomias simpáticas e cargas rápidas que permitem deslocações mais longas. Aqui pode ficar a conhecer aqueles que, para a Carros & Motores, são os concorrentes desta nova proposta da BMW.

BMW IX1

No final de 2022 começaram as primeiras encomendas do novo iX1, a opção elétrica do X1. Numa primeira fase, o modelo foi lançado com o motor 18d a gasóleo e com o xDrive30, de 313 CV, produzidos graças ao trabalho de dois motores elétricos posicionados um em cada eixo de forma a dotar o conjunto de tração integral.
A bateria deste iX1 tem uma capacidade de 64,7 kWh e a autonomia pode alcançar os 438 km (de acordo com um consumo médio de 17,3 kWh/100 km).
Permite carregamentos de até 130 kW em corrente contínua, aspeto que possibilita que, em 29 minutos, se possa carregar a bateria até 80%. O interior, totalmente digitalizado, é praticamente igual ao do X1, ainda que seja menos habitável e prático, tudo porque o banco traseiro não regula longitudinalmente. A bagageira chega aos 490 litros, mede 4,50 m de comprimento, acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e rodeia-se de forte dotação tecnológica. O preço começa nos 61 mil euros.

Ricardo Carvalho

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