O 47º presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, não perdeu tempo a exercer os seus poderes na indústria automóvel, assinando uma ordem executiva para eliminar a “herança” EV de Joe Biden pouco depois da sua tomada de posse.
Trump vai eliminar várias políticas a favor dos veículos elétricos e retirar o financiamento das redes de carregamento de veículos elétricos.
Uma das principais ordens assinadas por Trump na segunda-feira é a de eliminar o impulso da administração Biden para que 50% de todos os veículos novos vendidos nos EUA sejam elétricos até 2030. Embora se tratasse apenas de um objetivo e não fosse juridicamente vinculativo, muitos fabricantes de automóveis apoiaram-no.
Espera-se que o novo presidente elimine o crédito fiscal federal de 7.500 dólares para veículos elétricos como parte da sua guerra contra o “mandato” deste tipo de automóveis, embora a sua ordem executiva não o especifique. Afirmou mesmo que está “a considerar a eliminação de subsídios injustos e outras distorções de mercado impostas pelo governo mal concebidas que favorecem os EV em relação a outras tecnologias e efetivamente obrigam à sua compra por indivíduos, empresas privadas e entidades governamentais, tornando outros tipos de veículos inacessíveis”.
A ordem executiva de Trump também visa “promover a verdadeira escolha do consumidor”, alegando que isso é “essencial para o crescimento económico e a inovação”. Também pretende acabar com “as isenções de emissões estatais que funcionam para limitar as vendas de automóveis movidos a gasolina”.
O financiamento federal para carregadores de veículos elétricos também será retirado sob a nova administração. Em 2021, Biden alocou US $ 7.5 bilhões para estabelecer uma rede nacional de carregadores de EV, esperando que até 500,000 fossem construídos até 2030.
A ordem executiva de Trump diz que “todas as agências devem pausar imediatamente o desembolso de fundos” disponibilizados “por meio do Programa Nacional de Fórmula de Infraestrutura de Veículos Elétricos e do Programa de Concessão Discricionária de Infraestrutura de Carregamento e Combustível”.
Além disso, serão revistos os processos, políticas e programas de concessão de subsídios, empréstimos e contratos. É também provável que as normas de emissão de gases de escape sejam flexibilizadas sob a administração Trump.
O Presidente ordenou uma revisão imediata do desenvolvimento de recursos energéticos domésticos que, segundo Trump, restringem “a escolha do consumidor de veículos”.
Ainda não foram anunciados mais pormenores, mas os relatórios sugerem que a nova administração pretende reverter as normas de economia de combustível e de emissões para os níveis de 2019. Isto poderia permitir cerca de 25% mais emissões por quilómetro de veículo do que os limites actuais de 2025.