A expansão global em curso da BYD continua e, no próximo ano, começará a produzir os populares Dolphin e Atto 3 EV na Europa. Os fabricantes de automóveis europeus já estão petrificados com a ascensão do gigante chinês e em breve terão de lidar com o facto de a BYD construir veículos na sua jurisdição.
A empresa está a construir uma grande unidade de produção na Hungria e, de acordo com a sua responsável europeia, Stella Li, estará pronta para aumentar a produção no final de 2025. De acordo com Li, os planos iniciais da BYD previam que o pequeno Seagull fosse o primeiro modelo construído na Europa, mas as prioridades mudaram, provavelmente porque o Dolphin e o Atto 3 devem vender em maior número do que o Seagull.
Em declarações à revista de negócios alemã Capital, Li observou que o aumento da produção na fábrica húngara levará de dois a três anos e que um terceiro modelo é o próximo a ser produzido em solo europeu, entre o Dolphin e o Atto 3. Este novo modelo, referido como “Atto 2” por Li, deverá ser uma versão rebatizada do Yuan Up que foi mostrado no início deste ano e já está disponível na China. É visivelmente mais pequeno do que o Atto 3 e tem um design mais robusto e vertical, um pouco como o Mercedes-Benz GLB, mas mais pequeno. O Seagull será também o quarto modelo construído na fábrica da Hungria.
Garantir o seu lugar no mercado europeu não será fácil para a BYD. O crescimento das vendas de veículos elétricos abrandou em toda a região durante grande parte de 2024. Em resposta, espera-se que a BYD comece a oferecer mais de seus híbridos plug-in na Europa.
Em outubro, Stella Li anunciou que a BYD iria construir a maioria dos veículos elétricos que vende localmente na Europa, na sequência da aplicação de tarifas de importação aos veículos elétricos fabricados na China. A BYD está a trabalhar no sentido de estabelecer uma nova cadeia de abastecimento na Europa, montará conjuntos de baterias na Hungria e na Turquia e apenas necessitará de importar células de bateria do seu país de origem.