O Clio 5 nunca teve o nome Renault Sport, preferindo uma etiqueta discreta Esprit Alpine, mais de acordo com a política do grupo. Um apaixonado designer britânico criou uma versão muito realista do Clio 5 R.S.
Desde o Renault 5 Alpine de 1976 até ao Clio IV Renault Sport, que saiu de cena em 2018, a linha de bombardeamentos da marca au losange nunca foi interrompida. A quinta geração do Renault Clio, lançada em 2019 e reestilizada em 2023, nunca pegou na tocha, tendo outras coisas com que se preocupar, nomeadamente a tecnologia híbrida completa para acompanhar os tempos.
David Baylis, um designer freelancer do outro lado da Mancha, assumiu a tarefa e modelou o carro com grande realismo. Na sua conta do Instagram, acompanhou as imagens com a seguinte mensagem: “ Estou a reavivar a herança da Renault Sport com o icónico Clio RS, agora infelizmente descontinuado.
Como entusiasta do hatchback, tive de dar um pequeno presente à França com este kit RS para o último Clio. Mesmo sendo um fã incondicional do GTI, este carro merece um regresso à competição. Diverti-me imenso a montar este novo kit e a adaptá-lo ao novo chassis. Acrescentei alguns Superturismo australianos, entregues de fábrica, para me manter na categoria OEM+. Diverti-me imenso com este kit! Eu sabia que este carro tinha potencial. Esperemos que a Renault o actualize novamente “.
O Renault 5 Turbo 3E, que também está a relançar a marca Renault Sport, oferece alguma esperança.