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Peugeot E-5008 ataca falha da Tesla

O Model Y da Tesla dominou as tabelas de vendas de automóveis novos na Europa no ano passado, mas há uma falha nos seus argumentos, uma que a Peugeot espera atacar com o seu novo E-5008.

E é que os compradores europeus ainda não podem encomendar um Y com a opção de terceira fila que está disponível na América. O E-5008 não só disponibiliza sete lugares, como também os fornece de série, ajudando não só a diferenciá-lo do Tesla, mas também do seu irmão mais novo E-3008.
Ambos assentam na nova plataforma Stellantis STLA Medium e estreiam-se como veículos eléctricos, mas em vez de nos fazer esperar pela versão híbrida não “e”, como fez com o E-3008, a Peugeot optou por lançar o E-5008 e o 5008 de combustão em simultâneo.

Para que a terceira fila de bancos seja uma possibilidade, a distância entre eixos do E-3008 aumentou de 2,74 m para 2,9 m, embora, mesmo com esse comprimento extra disponível, o espaço para bagagem com as três filas montadas seja limitado a 259 litros – menos do que um Mini Cooper de quatro portas. Mas se se rebater os bancos traseiros, o compartimento de carga aumenta para 748 litros, o que ultrapassa largamente os 520 litros que o E-3008 oferece.
Tal como a gama E-3008, o E-5008 arranca com uma versão monomotor de 211 CV e tração dianteira que permite uma autonomia de 500 km a partir de uma bateria de 73 kWh, enquanto os compradores com uma séria aversão a estações de carregamento podem optar pela configuração de longo alcance.

Esta versão disponibiliza os mesmos 345 Nm do modelo base, mas um pouco mais de potência (231 CV) e uma bateria maior, de 98 kWh, para uma autonomia de 660 km. Estes números de autonomia, a propósito, estão ligeiramente abaixo dos 525 km e 700 km que a mesma combinação de bateria e motor proporciona no E-3008, mais leve e de cinco lugares.

O topo da gama do E-5008 é o Electric 320, que acrescenta um motor de 109 CV ao eixo traseiro para um total de 320 CV. Infelizmente, o peso extra faz com que a autonomia da bateria de 98 kWh desça para os 500 km da versão de entrada.
Todos se contentam com uma rede eléctrica de 400 volts e uma velocidade de carregamento de 160 kW DC que pode adicionar 100 km de autonomia em 10 minutos, ou encher a bateria de 20 a 80 por cento em 30 minutos. Os proprietários que pretendam carregar em casa, o que será o caso da maioria, recebem um carregador de bordo de 11 kW como equipamento de série, mas podem atualizar para 22 kW para carregamentos mais rápidos.

No lado híbrido do menu, o 5008 está disponível desde o lançamento com o mesmo motor híbrido ligeiro de 1,2 litros e 136 CV com sistema de 48 volts que já é oferecido aos condutores do 3008. O motor elétrico do 5008 Hybrid 136 e-DCS6 está escondido no interior da transmissão de dupla embraiagem de seis velocidades, que aciona as rodas dianteiras, e que reduz o consumo de combustível em 15% em relação a um 5008 equivalente não híbrido.

A Peugeot também afirma que o híbrido ligeiro pode funcionar até 50% do tempo em modo elétrico, embora apenas em situações urbanas de baixa velocidade. Quem quiser mais quilómetros elétricos, mas não queira um verdadeiro veículo elétrico, terá de esperar até 2025, quando o 195 e-DCS7 PHEV chegar ao mercado. Este veículo equipa um motor elétrico de 125 CV com um motor de combustão de 150 CV e pode percorrer 79 km em modo totalmente elétrico.

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