fbpx




Já se vendeu na Europa e até em Portugal, por isso, muito provavelmente poderá lembrar-se do Daihatsu Rocky. A marca desapareceu do nosso país, mas continua ativa noutras latitudes e agora pertence em grande parte à Toyota.

Assim, os gémeos Daihatsu Rocky e Toyota Raize existem desde 2019, mas isso não impediu o construtor de utilizá-los como base para um conceito novo. O Daihatsu Rocky Crossfield estreou-se no 2024 Gaikindo Indonesia International Auto Show, com várias modificações off-road destacando o potencial de ajuste do SUV subcompacto.


O conceito segue a mesma receita do Toyota RAV4 Adventure Off-Road Package II, incluindo os para-choques de plástico sem pintura. Estes são combinados com uma cobertura de grelha fria, molduras pretas nas cavas das rodas e decalques “Rocky Crossfield” a condizer no perfil.
Embora o Rocky esteja disponível com faróis de LED, a Daihatsu optou por unidades de halogéneo para o conceito Crossfield, dando-lhe um aspeto mais objetivo em combinação com os faróis de nevoeiro amarelos. O SUV tem jantes pretas de 16 polegadas calçadas com pneus todo-o-terreno da Dunlop, embora um conjunto de jantes de aço ficasse ainda melhor.

O Rocky Crossfield tem o bonito acabamento Sand Beige Metallic, inspirado nas actividades de praia. O mesmo se pode dizer do suporte de tejadilho pós-venda que pode transportar pranchas de surf, uma tenda, um toldo retrátil e uma barra de LED. No interior, encontramos um sistema de infoentretenimento de 9 polegadas e detalhes em Dark Grey Metallic.


Sob o capô está o motor de três cilindros de 1,2 litros de aspiração natural, que produz uns humildes 86 CV e 105 Nm de binário. A potência é transmitida ao eixo dianteiro através de uma caixa de velocidades CVT. Curiosamente, a Daihatsu não escolheu o motor turbo de 1.0 litros, mais potente, que seria uma opção mais adequada para um conceito de aparência robusta.

Esta é a segunda vez que vemos uma versão Crossfield do Daihatsu Rocky, seguindo o conceito original do Salão Automóvel de Tóquio de 2022. O conceito de 2022 apresentava um grupo motopropulsor híbrido, para-choques na cor da carroçaria, faróis LED, guarda-lamas, pneus todo-o-terreno Toyo, um kit de elevação da suspensão e uma barra de tejadilho de substituição.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade