A Daihatsu anunciou o seu alinhamento para o Salão Automóvel de Tóquio de 2025, incluindo uma versão focada no desempenho do Mira e:S com um motor turbo e emblemas da Gazoo Racing.
O kei car desportivo, que é apresentado sob a forma de concept, será acompanhado por um par de carros de corrida e uma série de kei vans com várias modificações.
Começando pelo destaque do salão, o Mira e:S Turbo é descrito como “um carro desportivo de entrada de gama concebido para alargar os horizontes dos desportos motorizados e tornar o prazer de conduzir acessível a todos”. Isto faz-nos acreditar que poderá evoluir para um veículo de produção, uma vez que parece pronto para agitar as ruas do Japão.
O modelo baseia-se no Mira e:S de segunda geração que existe desde 2017, juntamente com os “irmãos” Toyota Pixis Epoch e Subaru Pleo Plus. Visualmente, distingue-se pelo para-choques dianteiro redesenhado com entradas de ar desportivas, o para-choques traseiro único e as guelras laterais decorativas. Além disso, o hatchback de 3.395 mm de comprimento é montado em jantes de liga leve BBS e possui bancos desportivos no interior do habitáculo.
Mais importante ainda, o pequeno motor de três cilindros de 660cc foi atualizado com um turbocompressor. A Daihatsu não revelou a potência, mas o grupo motopropulsor do Copen, de dimensões semelhantes, debita 65 CV (48 kW). Isto pode não parecer muito, mas é uma melhoria em relação aos 49 CV (36 kW) do motor de aspiração natural do Mira e:S de série.
Outra alteração importante é a colocação de uma caixa manual de cinco velocidades, em vez da CVT que é a única opção no Mira e:S. A julgar pelo emblema GR, o Mira e:S Turbo irá provavelmente apresentar uma configuração de chassis mais desportiva, com o contributo do departamento Gazoo Racing da Toyota.
O Mira e:S Turbo partilhará o stand com uma versão de competição do kei car que participou no Rali do Japão 2024. Este tem o mesmo bodykit, embora com um capot ventilado, jantes diferentes, um ponto de recuperação no para-choques dianteiro e uma pintura de corrida. Como carro de corrida, tem também um interior de dois lugares com baldes de corrida e uma gaiola de proteção.