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A DAF Trucks investiu mil milhões de euros na nova gama de camiões de longo curso, que desenvolveu a partir do zero e que promete 10% de ganhos de eficiência em relação à geração anterior.

O construtor holandês aproveitou as alterações aos regulamentos europeus sobre pesos e dimensões dos camiões e é a primeira na Europa a revelar uma gama de acordo com as mesmas. Assim, foi possível produzir os novos XF, XG e XG+, tendo em atenção esta possibilidade, que cria novas oportunidades ao nível da aerodinâmica das cabinas, que são totalmente novas.

A nível dos motores, tanto o MX-11, como o MX-13 apresentam várias melhorias, desde novos injectores, novos pistões, novos cilindros, bem como um novo turbo, alternadores e um sistema de pós tratamento de gases mais eficaz. Isto vem permitir que o binário máximo esteja disponível às 900 rpm. O motor mais potente, de 13 litros, terá, no máximo 530 cv.

A eficiência do veículo é levada a um patamar superior, assim como a segurança. A cabina conta com vários detalhes que permitem uma melhor visibilidade, como o tablier rebaixado, a janela na porta da direita (como opcional), câmaras laterais aquecidas, faróis frontais, laterais e traseiros totalmente em LED e ainda uma série de funcionalidades de condução que permitem maior segurança e poupança de combustível.

As cabines foram pensadas tendo em conta o espaço para o condutor e chegam aos 12,5 metros cúbicos de espaço no interior.

Ricardo Carvalho

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