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A Dacia mostrou mais detalhes dos novos Sandero, Logan e Sandero Stepway que mudaram de plataforma e propõem um nível acrescido de equipamentos, mais sistemas de segurança ativa e passiva, novas motorizações (entre elas uma bicarburação gasolina/GPL), uma nova caixa automática e uma inédita caixa manual de 6 velocidades.


O novo Sandero apresenta-se com uma personalidade forte e uma imagem de robustez. Os faróis de LED, cujo acendimento automático é de série em todos os níveis de acabamento, proporcionam uma melhor visibilidade em condução noturna.

O novo Sandero Stepway é imediatamente identificável através de um capô específico, nervurado e mais curvo, pelo logótipo Stepway cromado sob a grelha dianteira e pelas aletas curvas logo acima das luzes de nevoeiro. Os para-choques dianteiro e traseiro integram um resguardo em cor de metal.

As barras de tejadilho do Sandero Stepway são modulares. Em apenas alguns segundos, graças a uma chave guardada no porta-luvas e sem complicados processos de desmontagem, transformam-se numa sólida galeria de tejadilho, cuja capacidade de carga de 80 kg é idêntica à das barras de tejadilho convencionais.

No interior, os estofos com logótipo Stepway estão decorados com inserções em material têxtil e listas laranja nos contrafortes das portas e do painel de bordo.

O novo Logan é um veículo familiar que cuida dos ocupantes. O raio ao nível dos joelhos dos passageiros traseiros aumentou 42 mm, tornando-se assim num dos maiores do mercado. Nas costas dos novos bancos dianteiros, uma mesa tipo avião inclui um porta-bebidas, sendo que o seu comprimento é ajustável em 70 mm, para se adaptar à morfologia e às necessidades de cada um.

A bagageira do novo Logan é uma das maiores do mercado (segmento B), com uma capacidade de 528 litros. Para facilitar o acesso, o limiar de carga foi rebaixado 19 milímetros.

A gama de motores também é nova e cumpre a norma Euro 6D Full que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2021.. Assim, encontramos o SCe 65 (não disponível no Sandero Stepway): 3 cilindros 1.0 L atmosférico, motor de entrada de gama, associado a uma caixa manual de 5 velocidades; TCe 90: 3 cilindros 1.0 L turbocomprimido, combinado com uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática do tipo CVT; TCe 100 ECO-G: um novo bloco de 3 cilindros 1.0 L turbocomprimido, com bicarburação GPL, associado a uma caixa manual de 6 velocidades.

Ricardo Carvalho

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