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Dacia e Honda destacam-se nos estudos de fiabilidade da TüV

Num estudo recente sobre a fiabilidade, o organismo alemão de controlo técnico “pregou uma partida” ao Dacia (mas não só). Quanto ao automóvel mais fiável, é uma surpresa!

Quando pensamos em fiabilidade, pensamos frequentemente nas classificações da americana Consumer Reports, que todos os anos revela as marcas e modelos mais fiáveis do mercado. É um indicador muito seguido em todo o mundo, mas não é o único. Desde há alguns anos, a organização alemã TüV, responsável pelo controlo técnico dos veículos, realiza o seu próprio estudo de fiabilidade.

Com base nos resultados obtidos pelos veículos que passam pelas suas mãos de dois em dois anos, a partir do terceiro ano de compra, a organização elaborou a sua lista 2025 dos veículos mais e menos fiáveis. E há um fabricante que se destaca: a Dacia.

De facto, nesta classificação por faixa etária, com carros de 2 a 3 anos, 4 a 5 anos, etc., nada menos que quatro modelos Dacia estão entre os que apresentam as taxas de defeitos mais elevadas. Com 26,5% e 30,9% de defeitos respetivamente, o Dacia Dokker é o veículo mais “pouco fiável” nas faixas etárias dos 6 aos 7 e dos 8 aos 9 anos, segundo o estudo. É sempre seguido de perto pelo Duster, em segundo lugar. O Sandero aparece em 3º lugar na categoria dos 8 a 9 anos, com 28,6% de defeitos, e o Logan é o primeiro (39,6%) nos veículos de 10 a 11 anos.

Mas enquanto o Dacia leva o prémio de falta de fiabilidade de acordo com o organismo alemão, há outro modelo que já foi destacado no ano passado na edição de 2023, que ocupa o primeiro lugar entre os veículos mais recentes, com menos de 5 anos: o Tesla Model 3. Tal como no ano passado, com uma taxa de defeitos de 14,2% (2 a 3 anos) e 19,7% (4 a 5 anos), os travões, a iluminação e os eixos do carro americano são os problemas recorrentes.

Finalmente, no que diz respeito aos modelos mais fiáveis, o campeão revelado pelo estudo TüV é… o Honda Jazz! De facto, apenas 2,4% dos automóveis que foram submetidos à inspeção técnica pela primeira vez apresentaram um defeito. Outro vencedor surpreendente, quase em todas as categorias etárias (exceto a dos 2-3 anos, que foi ganha pelo Jazz), foi o Porsche 911.

De facto, este desportivo tem uma taxa de defeitos particularmente baixa, que quase não aumenta com a idade, e até ultrapassa, de longe, os outros campeões da fiabilidade! Enquanto a taxa de defeitos é de apenas 3,1% para um 911 com 4 a 5 anos e 6 a 7 anos, aumenta para 4% para um veículo com 8 a 9 anos, 5,6% (10 a 11 anos) e apenas 7,9% para um veículo com 12 a 13 anos! O resto do pódio apresenta uma taxa de defeito de 20%. Isto explica-se, sem dúvida, pela manutenção muito regular que estes automóveis desportivos e de prestígio recebem.

 

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