fbpx




Desde 2018, o SUV mais vendido da Europa no mercado de particulares é o Dacia Duster. Com a terceira geração, lançada há apenas alguns meses, este SUV acessível tornou-se mesmo um modelo verdadeiramente respeitável. No entanto, parece que ainda há muito espaço para algumas conversões. Se não acredita, veja o que o especialista Redust criou.

Por detrás do Redust (o nome é baseado no Duster) está uma nova subdivisão da Carpoint GmbH de Neukirchen-Vluyn, especializada em acessórios para o modelo romeno e que cria preparações muito especiais.

O primeiro projeto da empresa é o Duster Sport, que, como pode ver nas imagens, integra peças aerodinâmicas elaboradas, todas concebidas para criar uma imagem mais apaixonante. Aliás, estes componentes estarão disponíveis a partir do final de fevereiro.
As extensões das cavas das rodas significam um aumento da largura de cerca de 20 milímetros de cada lado, dando ao Duster uma aparência significativamente mais robusta. As saias laterais com contornos tridimensionais são também um atrativo imediato.

A “cara” do Duster é muito mais marcante com a impressionante e precisa entrada de ar no capot (a partir de 599 euros), que, com as suas aberturas em forma de grelha, dá a impressão de funcionar como um coletor de ar ou intercooler para o motor turbo por baixo.

No entanto, não há mais potência, pelo que, na melhor das hipóteses, os clientes poderão usufruir dos 140 CV da versão Hybrid. A atenção também deve ser dada à traseira do carro por um spoiler de dimensões generosas, que se integra harmoniosamente com o friso do tejadilho.

Ao centro, sob o avental traseiro, estão expostos os tubos de escape duplos do sistema em aço inoxidável de alta qualidade, dando ao Dacia um som mais intenso.
A Redust também adorna os vidros laterais traseiros com decalques personalizados que criam um aspeto especial com o seu padrão Y único. Como parte da transformação do Sport, a empresa removeu as barras de tejadilho de fábrica.

Também especialmente desenvolvida e afinada para o Duster Sport está uma suspensão coilover (a partir de 1.399 euros), que baixa de forma variável a distância ao solo do SUV e, de acordo com os fabricantes, torna-o significativamente mais dinâmico.

Naturalmente, as novas jantes de liga leve também contribuem para o dinamismo visual: têm um design de raios múltiplos, medem 20 polegadas (a partir de 379 euros), estão equipadas com pneus desportivos 245/40 R20 e estão disponíveis em preto brilhante ou prateado brilhante. Todos os acessórios da carroçaria estão opcionalmente disponíveis em preto brilhante (como mostrado) ou, em alternativa, num acabamento mate rugoso.

Por último, mas não menos importante, estão também disponíveis guarnições para as soleiras das portas, um apoio para os pés a condizer e tapetes de veludo macio com o logótipo Redust.

A propósito: a Redust já lançou uma segunda interpretação do Duster, completamente diferente, em paralelo com o Duster Sport. Como se pode ver nas imagens acima, trata-se de uma preparação todo-o-terreno. Os para-choques dianteiro e traseiro, bem como uma barra de tejadilho, estarão disponíveis a partir do final de março de 2025. Preço destas peças: a partir de 400 euros, excluindo a instalação.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade