A Dacia apresentou novas evoluções para os seus modelos Sandero, Sandero Stapway e Jogger, nomes que incluem agora as mais recentes atualizações de produto e que os tornam compatíveis com o novo Regulamento Global de Segurança da União Europeia, cuja obrigatoriedade tem início no próximo mês de julho.
O Sandero passa a estar disponível na versão Journey, a qual espelha a versão Extreme do Stepway. Esta inclui antena tipo “shark”, jantes de liga leve Randia com acabamento diamantado, soleiras das portas, tapetes e um conjunto adicional de equipamentos de série como o cartão mãos-livres, ar condicionado, câmara de marcha-atrás, compartimentação da bagageira e suporte amovível para smartphone.
Em termos de design, estão agora disponíveis elementos como novas jantes com pintura bicolor, bem como novas tonalidades para a carroçaria. Neste aspeto, destaca-se o novo Bege Safari, exclusivamente disponível para o Sandero Stepway. O Cinzento Schiste, anteriormente reservado ao Jogger, e o Verde Cedar, emblemático da versão Extreme, estão agora disponíveis em todos os modelos.
No que à segurança diz respeito, e de forma a cumprir os requisitos impostos, toda a gama, desde a versão Essential, conta agora com a seguinte lista de elementos:
- Gravador de dados de eventos (acidente)
- Pré-disposição do imobilizador de álcool
- Reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de velocidade
- Sistema de aviso de saída de faixa de rodagem
- Assistente de manutenção na faixa de rodagem
- Aviso de atenção do condutor
- Assistente de estacionamento traseiro
- Sensores de luminosidade e chuva
- Sistema avançado de travagem de emergência (peões e ciclistas)
- Sinal de travagem de emergência
O botão no painel de instrumentos “My Safety” permite ao condutor desativar alguns dos Sistemas de Assistência à Condução (ADAS) durante a condução e sempre que o automóvel é ligado.
Novidade é também a inclusão da função E-SAVE no Jogger Hybrid 140, a qual permite que o condutor defina um nível de carga alvo, poupando energia da bateria de tração para ser usada mais tarde.
Por fim, destacar o crescimento da gama da Dacia em Portugal, a qual passará a contar já este ano com o novo Logan.