A CUPRA, a CUPRA e-Racer e Mikel Azcona fizeram história na estreia do PURE ETCR no circuito de Vallelunga (Itália), onde conquistaram a vitória no primeiro evento de um campeonato de automóveis de turismo multimarcas totalmente elétricas. Azcona marcou o máximo de pontos em jogo, tornando-se o primeiro “King of the Weekend” e o líder do campeonato.
A Zengő Motorsport X CUPRA foi a equipa a vencer durante o evento italiano PURE ETCR. Azcona, que nesta época também compete com a CUPRA Leon Competición no WTCR e no TCR Europa, venceu todas as “battles” do seu grupo – o Pool A – até à Super Final, onde enfrentou outros cinco veículos.
Na etapa final, disputada ao longo de sete voltas com 300 kW de potência, excepto quando utilizava a potência extra “Power Up” (500 kW), Mikel terminou à frente dos restantes condutores contra os quais competia.
O espanhol não teve a vida facilitada, pois foi forçado a partir da sexta – e última – posição após sofrer um furo na sessão anterior, mas Mikel recuperou através do pelotão com um grande desempenho e boas manobras de ultrapassagem. Jordi Gené, terminou em segundo lugar nesta ronda, noutra CUPRA e-Racer.
Mattias Ekström e Dániel Nagy, os outros dois pilotos Zengő Motorsport X CUPRA, competiram dentro do Pool B. Ao volante do automóvel de corrida elétrico da CUPRA, ambos tiveram um bom desempenho para colocar a marca no topo.
Apesar de Ekström ter iniciado a final na última posição, conseguiu recuperar, dando uma masterclass ao ultrapassar os seus rivais, e terminou a Super Final B em segundo lugar, colocando-o na terceira posição do pódio como o terceiro maior marcador de pontos do fim-de-semana. Nagy, o último piloto a juntar-se à equipa, terminou em sexto lugar na final.
Azcona foi coroado “King of the Weekend”, que é o prémio atribuído ao vencedor de cada evento, após marcar o máximo de 77 pontos em jogo, e lidera o campeonato depois da primeira volta. Além disso, dois outros pilotos da CUPRA, Ekström (69 pontos) e Gené (58 pontos), seguem de perto na terceira e quarta posição, respetivamente, enquanto Nagy é o nono (31 pontos). A próxima ronda do campeonato terá lugar em Motorland-Aragon (Espanha), no fim-de-semana de 9-11 de julho.