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À primeira vista parece um espelho retrovisor normal, mas não é. É uma peça impressa em 3D, um sistema que a CUPRA começou a implementar no desenvolvimento do novo Leon Competição em colaboração com a HP. Maior agilidade, eficiência e flexibilidade são as vantagens de um sistema que veio revolucionar o desenvolvimento dos automóveis. Estes são os seus pontos-chave.
– Peças Impressas. “Para o novo CUPRA Leon Competição, modelámos o módulo do controlo central do volante, a saída de ar do capô, o espelho retrovisor e as entradas de refrigeração para os travões e água”, afirma Xavi Serra, responsável de desenvolvimento técnico da CUPRA Racing. Estas peças foram produzidas com a tecnologia de impressão 3D HP Jet Fusion 5200 e fizeram parte dos exigentes testes de desenvolvimento do novo modelo de competição.
-Mais eficiência, mais agilidade. As vantagens desta tecnologia são muitas. “O principal objetivo é ter muitas peças num curto espaço de tempo. Podemos testar uma grande variedade de desenhos em pouco tempo. Além disso, como o desenvolvimento do automóvel é feito agora em paralelo, esta tecnologia permite-nos reagir rapidamente a quaisquer alterações que ocorram no processo de design”, diz Xavi Serra.“O trabalho com a CUPRA demonstra o poder da impressão 3D e da indústria digital, uma vez que está a mudar a maneira como o mundo projeta e fabrica”, afirma Virginia Palacios, diretora de desenvolvimento de sistemas de negociação de impressão 3D na HP.
– Peças 3D ao vento. Nas competições TCR, o espelho retrovisor é uma peça que, de acordo com as regras, deve ter a mesma forma que o veículo de série. Mas os engenheiros da CUPRA deram um passo mais à frente. “Pretendíamos juntar uma funcionalidade adicional, que era o arrefecimento do piloto. E, portanto, tivemos que projetar uma entrada de ar na zona de pressão máxima para obter este arrefecimento”, indica Xavi Serra. O local onde esses materiais são testados é o túnel de vento, onde as peças impressas em 3D são testadas da mesma maneira que as restantes. “Nestas instalações, quanto mais variedade de peças pudermos experimentar, melhor. Permitindo-nos avançar muito mais rápido”.
– E testado na pista. Sendo um automóvel de competição, a fase final do desenvolvimento só pode ser realizada num local: nos circuitos. Especificamente, o Leon Competição, com as suas peças impressas em 3D, foi levado ao limite na pista de Portimão (Portugal). “Os resultados foram muito bons e alguns até surpreendentes, porque queríamos levar o material até ao limite”, afirma o engenheiro da CUPRA.
– Um futuro de impressão. “A impressão 3D será um ponto de viragem na indústria automóvel, pois permite acelerar prazos e a tecnologia 3D da HP ajuda os designers a criar peças que não poderiam ser produzidas com outras tecnologias”, afirma Virginia Palacios. “Esta tecnologia é e continuará a ser a chave em variados campos para fazer reais as ideias mais complexas”, conclui Xavi Serra.
O novo CUPRA Leon Competição já enfrenta a reta final em direção à grelha de partida. Será apresentado a 20 de fevereiro na inauguração da CUPRA Garage. Com ele, a CUPRA conseguiu, mais uma vez, inovar no mundo da competição, já que é o primeiro automóvel de corrida que pode ser reservado com antecedência.

Ricardo Carvalho

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