fbpx




Se há um segmento que tem vindo a crescer exponencialmente ao longo dos últimos 10 anos é o segmento SUV (Sport Utility Vehicle). Versatilidade, uma maior altura e com um design atraente tornaram este segmento um dos favoritos dos consumidores.

Mas o mundo automóvel procura sempre ir mais longe e explorar novos caminhos. É o caso do CUV (Crossover Utility Vehicle), a combinação entre um SUV e um compacto. As estimativas dizem que este segmento irá atingir cerca de 500.000 unidades até 2028. Descobrimos o que está por trás deste segmento e porque é que o CUPRA Formentor está destinado a ser um dos seus principais players.

  • O que é um CUV? É um veículo com o espaço de um SUV e o desportivismo de um compacto. É o caso do CUPRA Formentor, o primeiro modelo totalmente exclusivo da marca. “O segmento SUV está em expansão e percebemos que poderíamos trazer algo de diferente para o segmento. Um CUV é um modelo que nos permite integrar o melhor dos SUV em termos de conforto e posição de condução e o melhor de um carro desportivo porque nos permite maior agilidade e desportivismo. O que fizemos com o Formentor é transmitir o nosso ADN CUPRA”, afirma Carlos Galindo, Diretor de Marketing de Produto da CUPRA.
  • A sua razão de ser. A escolha de iniciar este caminho independente com um CUV é uma declaração de intenções sobre o que a CUPRA quer trazer para o mundo automóvel: “Para criar este conceito CUV, temos procurado uma posição de condução mais elevada que permita dominar a estrada, mas o suficientemente perto do chão para permitir uma condução desportiva e para manter a ligação que se tem com a estrada”, acrescenta Marta Almuni, Diretora Técnica da CUPRA.
  • Os seus volumes. Um dos pontos-chave para o aumento das vendas destes modelos foi a necessidade de ter mais espaço e uma posição de condução mais elevada, sem desviar do design e do desportivo.
  • Os seus acabamentos. O estilo interior e exterior foi trabalho da equipa Color & Trim, liderada por Francesca Sangalli. Nesta fase o desafio foi duplo: por um lado, desenhar uma nova paleta de cores que identificasse a marca e, por outro, que também fosse adequada para um CUV.
  • A sua alma. Para lhe dar ainda mais um espírito desportivo, a equipa de engenharia tinha dois colaboradores que sabem o que é experimentar um veículo – os pilotos de corridas Mattias Ekstrom e Jordi Gené.
    As sensações também são transmitidas graças aos bancos bucket de série que se encaixam no corpo e no chassis adaptativo.

O primeiro CUV da CUPRA em números
4.450 mm de comprimento
1.839 mm de largura
1.511 mm de altura
9 cores
Direção R- EPS progressiva
Suspensão frontal independente
7 velocidades
Jantes de Liga Leve 19”
Travões Brembo
Bancos Bucket de couro Petrol Blue

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade