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Poucos nomes são tão sinónimos de potência diesel como o da Cummins.

Com uma história que remonta a mais de 100 anos, os motores Cummins alimentaram tudo, desde grandes plataformas a locomotivas, equipamento de construção, geradores, navios e os entusiastas da Ram gabar-se-ão durante semanas das suas pickup com motor Cummins. No entanto, durante todo esse tempo, nunca houve um Cummins que queimasse gasolina.

O desenvolvimento deste motor começou há vários anos, mas acaba de ser lançado para uso em veículos comerciais de médio porte. Baseia-se na plataforma diesel B6.7 em linha-seis da empresa e produz até 300 CV. Também estão disponíveis versões de potência inferior no patamar dos 200 CV. Os dados preliminares mostram que o binário não é tão baixo como o do B6.7 diesel comparável, mas atinge o máximo por volta das 1.600 a 1.800 rpm.

A Cummins afirma que o novo motor funciona com gasolina de 87 octanas, oferecendo desempenho e confiabilidade semelhantes aos do diesel sem a complexidade adicional dos sistemas DEF para cumprir os regulamentos.

O motor é compatível com CARB e EPA para 2027, embora, dada a recente “maior ação desreguladora” da EPA, essas diretrizes possam estar a mudar de qualquer forma. Os números específicos do consumo de combustível não foram mencionados, mas a Cummins afirma que o B6.7 Octane é 10% melhor do que os motores a gasolina comparáveis.

De acordo com a Equipment World, o novo motor será lançado com a Kenworth em camiões das classes 5 a 7. Isso abrange os modelos T180-T480, usados principalmente como caminhões de distribuição urbana (só nos EUA se podem utilizar estes tipo de veículos com motores a gasolina). A disponibilidade noutros veículos ou aplicações é desconhecida até ao momento.

Ricardo Carvalho

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