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Conselhos para comprar um automóvel em segunda mão

Os automóveis em segunda mão tornaram-se a primeira opção de compra para muitos consumidores. Mas é importante conhecer as melhores dicas para evitar fazer a escolha errada.

A inflação, aliada ao aumento do custo das matérias-primas e a um mercado automóvel cada vez mais incomportável, tornou a compra de automóveis em segunda mão a primeira opção para a maioria dos portugueses. No entanto, este processo pode ser complicado se não forem tidos em conta alguns aspetos importantes. Neste artigo, damos-lhe algumas dicas sobre como encontrar o melhor negócio em carros usados, bem como uma série de aspetos a ter em conta.

Segmento e quilometragem do veículo – maior qualidade ou menor quilometragem?

Está na altura de pesquisar o mercado. Um dos dilemas mais comuns na compra de um carro usado é a relação entre a qualidade do veículo e a quilometragem. Os carros com maior quilometragem tendem a ter um preço mais baixo em comparação com os que têm menor quilometragem. Por outro lado, os veículos com menor quilometragem tendem a ser mais caros e geralmente mais recentes, mas nem sempre melhores. Optar por um automóvel em segunda mão com maior qualidade e maior quilometragem pode ser uma escolha sensata se este tiver sido bem mantido e cuidado ao longo dos anos. Pelo mesmo preço, o que é melhor, um Audi A5 de 2016 com 150.000 quilómetros ou um Ford Mondeo de 2020 com 75.000 quilómetros? É esta a pergunta que devemos fazer a nós próprios quando nos decidimos por um determinado segmento de veículos.

Garantia: empresas, particulares ou concessionários

Quando se trata de veículos usados, ter uma garantia que cubra eventuais problemas e defeitos numa data posterior pode evitar o pagamento de grandes somas de dinheiro. Em Portugal, todas as empresas são obrigadas a oferecer, pelo menos, dois anos de garantia. Por outro lado, os particulares não são obrigados por lei a oferecer garantias nos veículos que vendem, embora se aplique a normativa de defeitos ocultos, que se refere a defeitos que não são visíveis ou evidentes no momento da compra, mas que afetam o uso normal do veículo. Se optarmos pelo mercado profissional, empresas como a Dekra dispõem de sistemas de verificação com mais de 200 pontos de controlo.

Test drive, a chave para detetar possíveis falhas

Antes de tomar uma decisão, a melhor maneira de saber como o veículo se comporta na estrada é efetuar um test drive. Durante o teste, prestaremos especial atenção a aspetos como o comportamento, o conforto e o desempenho do automóvel em diferentes condições: condução em cidade, condução interurbana… Por fim, se tivermos conhecimentos de mecânica, o ideal é verificar os principais componentes do motor. Nível de óleo, anticongelante, vibração das diferentes peças, etc. Podemos também verificar o ano de fabrico de elementos como os faróis, os cintos de segurança ou os para-choques.

Relatório Carvertical, o salvo-conduto para conhecer o historial de acidentes do veículo

O relatório Carvertical  é um serviço que fornece informações pormenorizadas sobre o historial de um determinado veículo. Normalmente, compila dados de várias fontes, incluindo registos de títulos de propriedade de veículos, registos de acidentes, históricos de manutenção e inspeções de emissões, bem como gráficos e até fotografias de áreas de acidentes e as datas de registo e cancelamento de registos de veículos. Tem um preço a pagar de pouco mais de 10 euros, mas compensa o investimento.

 

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