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Conhece este símbolo? Mais de um milhão não faz a mais pequena ideia!

Os números são avassaladores: 46% dos condutores não sabem o que significam metade das luzes de aviso no painel de instrumentos do carro! Mas não fica por aqui. O estudo publicado pela seguradora Warrantywise diz que 3% dos inquiridos não foram capazes de reconhecer e identificar um único símbolo…!

Segundo aquela empresa britânica, significa que cerca de 1,5 milhões de automobilistas naquele país conduzem sem saber o que fazer quando acende uma luz vermelha… ou de qualquer outra cor! 

E por cá, a realidade será diferente? Pelo sim, pelo não, aqui ficam os significados mais importantes:

 

O significado dos símbolos do painel de instrumentos podem variar de um carro para outro, mas existem alguns símbolos comuns, transversais a todos os veículos. 

Travão de mão: esta luz indica que o travão de mão está puxado. Se ao soltar o travão, esta luz continuar ligada, pode indicar um problema no sistema de travagem, muito provavelmente falta de fluido no reservatório. Em alguns carros, existe uma luz específica indicadora do nível deste fluido.

Injeção: esta luz, referente à injeção eletrónica, deve apagar-se após o início da marcha. Se, com o motor a trabalhar, esta permanecer ligada, indica uma avaria no sistema de controlo de emissões. Caso fique a piscar, estará perante uma avaria mais grave, que pode levar a danos no catalisador. Em ambos os casos, é recomendado que desacelere e recorra a uma oficina. 

Alternador: este símbolo é acompanhado de uma luz vermelha, que se deve desligar alguns segundos depois de o carro estar em funcionamento. Se permanecer ligada, é sinal de que a bateria não está a carregar. Recomenda-se que pare o carro e contacte a assistência em viagem.

Pré-aquecimento: O sistema de pré-aquecimento auxilia os carros com motor a diesel a iniciar o seu funcionamento quando a temperatura exterior é baixa. Se a luz ficar a piscar, indica um problema no sistema de pré-aquecimento.

Sistema de travagem antibloqueio (ABS): esta luz indica possíveis falhas no sistema ABS ou ESP (controlo de estabilidade). Caso haja uma avaria e estes sistemas parem de funcionar, o automóvel passa a funcionar com os travões convencionais. As falhas podem ser nos sensores, no sistema hidráulico, ou até na unidade de comando.

Desembaciador traseiro: o desembaciador costuma ser representado por uma luz amarela no painel, que acende quando este é acionado. Este atua no vidro traseiro dos carros.

Airbag: se esta luz acender, significa que existe uma avaria em um ou mais airbags do veículo. Neste caso, recomenda-se que procure uma oficina especializada de modo a circular com toda a segurança.

Sistema de controlo da pressão dos pneus: quando esta luz acende, significa que está a perder pressão em pelo menos um dos pneus. A solução é parar de imediato e verificar a pressão de todos os pneus e colocá-la de acordo com o recomendado pelo fabricante.

Faróis (médios): indica que tem os faróis médios do carro acessos.

Faróis (máximos): indica que tem os faróis máximos do carro acessos.

Luz de nevoeiro traseira: este farol é de extrema importância em dias de chuva intensa ou nevoeiro, para sinalizar o veículo para os demais. Ao ligar o farol, acender-se-á esta luz.

Luz de nevoeiro dianteira: farol utilizado para aumentar a visão periférica em dias de chuva e nevoeiro.

Cinto de segurança: alerta o condutor e os passageiros sobre a necessidade de colocar este elemento de segurança passiva.

Cruise Control (Adaptive cruise control – ACC): também conhecido como “piloto automático”, esta luz acende quando este recurso é iniciado pelo condutor.

Luz de abastecimento: esta luz avisa o condutor de que o nível do combustível está baixo e que este deve reabastecer o carro.

Sistema da direção assistida: luz que indica falha no sistema de direção assistida, podendo esta falha ser elétrica ou hidráulica.

Revisão: esta luz de aviso, ao piscar continuamente, indica que está na hora de fazer uma verificação periódica conforme o previsto pelo manual. Em vez deste símbolo, pode ser também representado pela palavra “Service” ou ainda “INSP”, de “Inspection”.

Temperatura do líquido de arrefecimento/refrigeração: esta luz aponta um possível sobreaquecimento do motor. Aqui, recomenda-se que pare o veículo, deixe o motor arrefecer e verifique o líquido de refrigeração. Se a luz permanecer, pode ser uma falha no sistema de ventilação ou nos sensores.

Luz do óleo: esta luz – que pode ser amarela ou vermelha, dependendo da gravidade do problema – indica um nível de óleo reduzido ou falta de pressão no sistema de lubrificação. Recomendamos que verifique o nível do óleo com a vareta.

Controlo de estabilidade (ESP): O sistema de controlo de estabilidade (ESP) ajuda o condutor a não perder o controlo do carro em condições adversas ou perigosas. Se esta luz ligar e começar a piscar, deverá desligar-se. Caso continuar ligada, deverá tratar-se de um problema eletrónico, que deverá ver junto de um profissional.

Fonte: Carglass

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