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A Monterey Car Week esteve tão repleta de estreias que um fabricante de automóveis sediado ao fundo da estrada teve dificuldade em obter a exposição que talvez merecesse.

Esse construtor é a Karma Automotive, cujo Ivara GT-UV é o primeiro crossover da marca, e é um crossover impressionante. A Karma acaba de renovar o seu antigo híbrido Revero e, nos próximos dois anos, lançará os seus modelos da próxima geração, o coupé Kaveya, que mostrou com um interior de produção em Monterey, e o sedan Gyesera. Mas o Ivara parece ter as melhores hipóteses de sucesso.

O facto do Ivara ser um crossover torna-o imediatamente mais relevante do que o Kaveya ou o Gyesera, numa altura em que as vendas de veículos de duas portas estão a afundar-se e os carros de alta cilindrada estão continuamente a espremer a quota de mercado dos sedans. Mas a forma da carroçaria do Ivara não é a única coisa que o torna diferente dos outros futuros automóveis do fabricante.
Enquanto o Kaveya e o Gyesera só estarão disponíveis com energia EV, o Ivara poderá ser oferecido com uma escolha de tecnologia eléctrica ou híbrida plug-in. Dizemos “poderia” porque o Ivara é apenas um estudo de design por enquanto, e o Karma não deu nenhuma indicação de quando uma versão de produção poderia aparecer, quanta potência faria ou até onde poderia viajar com energia elétrica.

Mas deu a entender alguma intenção genuína de fazer todo-o-terreno ao revelar que a barriga do Ivara apresenta uma base protetora mate com acabamento em tinta auto-regenerável cujos segmentos microscópicos lhe permitem recuperar de pequenos impactos.

A marca também confirmou que qualquer produção do Ivara beneficiaria de um novo acordo entre a Karma e a Intel para co-desenvolver uma nova arquitetura eléctrica. O objetivo é criar uma unidade de controlo centralizada que trate de todas as necessidades de computação de um automóvel, em vez das dezenas de unidades de controlo independentes utilizadas na maioria dos veículos modernos. Esta arquitetura de veículo definida por software (SDVA) será lançada no Kaveya em 2026.

O presidente da Karma disse à Auto News em dezembro passado que o construtor tinha recebido milhões em investimento do seu único acionista, o Grupo Wanxiang da China, e que estava a subir de gama para atingir a McLaren, a Aston Martin e a Ferrari.

Ricardo Carvalho

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