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Comparativo – CUPRA Leon Sportstourer 1.4 E-Hybrid DSG vs Peugeot 308 SW PHEV 180 E-EAT8

Colocámos frente a frente duas das carrinhas mais apelativas do mercado, com a benesse de serem híbridas plug-in. CUPRA Leon Sportstourer 1.4 Hybrid DSG de 204 CV e Peugeot 308 SW Plug-in Hybrid 180 E-EAT8 são as opções de acesso dentro das respetivas gamas PHEV, ainda assim repletas de equipamento e polivalência. Vejamos para que lado pende o fiel da balança.

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Apesar da procura no segmento das carrinhas compactas ter caído bastante em termos de vendas, até porque a migração de clientes para o segmento dos SUV tem sido massiva, tanto o CUPRA Leon ST como o Peugeot 308 SW continuam a ser modelos fundamentais para as duas marcas. São-no pelo percurso histórico (convém não esquecer que este CUPRA Leon não é mais do que um SEAT Leon com um aspeto mais desportivo) e até pelo valor de mercado. Não obstante, e como repetimos em outras ocasiões, o facto de serem carrinhas com uma procura relativa nestas versões, não invalida que sejam excelentes produtos com um sucesso comercial que cativa o mercado. Dito isto, vejamos aquilo que oferecem e em quê cada uma se destaca.

Equipado de primeira

Comecemos pela mais recente no mercado, a 308 SW. Não é um dos últimos lançamentos, mas é o mais novo desta dupla e este facto é evidente num primeiro olhar e nos primeiros metros ao volante. Foi com esta 308 que a marca estreou os seus atuais códigos estéticos e isso permite-lhe oferecer uma imagem mais fresca que a da Leon. Esta frescura também se reflete no interior, onde encontramos um equipamento tecnológico superior ao do seu rival que está um passo atrás, mas que não está assim tão longe.
Entre os principais responsáveis por esse efeito “novidade”, encontramos o famoso posto de comando i-Cockpit, com o seu pequeno volante achatado e o painel de instrumentos digital por cima. Um ecrã de 10” que oferece um efetivo desenho 3D nos gráficos e que fazem dele um dos displays mais vanguardistas do mercado. A marca francesa tem vindo a melhorar a arquitetura e as sensações desta tecnologia disruptiva, que está presente nos seus modelos há 10 anos. Normalmente, é preciso algum tempo para nos habituarmos, mas é verdade que com o passar dos quilómetros acabamos por nos sentir confortáveis sem necessidade de forçar a posição de condução, algo que acontecia nas gerações anteriores.

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Falando de conforto, esta unidade conta com bancos aquecidos opcionais com seis tipos de massagem. Uns bancos de qualidade máxima que acrescentam um importante “plus” de conforto a juntar à já de si elevada qualidade do interior do atual 308, vestido à base de materiais de topo, bem montados e com um excelente equilíbrio entre comandos físicos e táteis, e menus muito completos e de fácil navegação do infoentertenimento. Aqui a vida a bordo está à altura de modelos de segmentos superiores (o 308 é claramente premium), por muito que o espaço nos lugares traseiros não deslumbre. Passageiros mais altos sentirão alguma falta de centímetros extra em quase todas as direções: largura dos ombros, espaço para pernas e altura para a cabeça. A bagageira, com 548 litros, é melhor que a do seu concorrente de ocasião e fica ao nível daqueles que agora são os seus principais rivais… os seus “irmãos” SUV.

Leon… mais amplo

Passando agora ao CUPRA, trata-se de um modelo que assume maior veterania e apreciamo-lo por isso, ainda que renuncie, por exemplo, a um elevado padrão digital. O painel de instrumentos é digital e maior que o do Peugeot, configurável, mas o desenho da informação é menos efetivo. O mesmo acontece com o ecrã multimédia, neste caso do mesmo tamanho (10”) e agora com boa resposta depois de ultrapassados os problemas iniciais do sistema, com informação muito estruturada, mas de apresentação mais simples e navegação um pouco menos completa. No Leon, a climatização também está a cargo de comandos táteis, que não são retroiluminados e que de noite obrigam a “entrar” no ecrã. Esta situação está mais bem resolvida no seu rival.
Por outro lado, o interior do CUPRA conta com materiais menos sofisticados. Deixa passar uma sensação global de modelo mais espartano o que pode ser extrapolado para o equipamento de conforto e segurança, com sistemas de série no Peugeot pelos quais será preciso pagar na carrinha Leon. Esta demarca-se em termos de habitabilidade, que é superior em todos os lugares, especialmente atrás, ainda que também por causa disso perca em espaço na mala, inferior à da sua oponente e num patamar pouco aceitável considerando as dimensões do veículo.
Segue-se agora a análise técnica e dinâmica, que não deixa de ser importante em carrinhas, até porque são versões PHEV com uma postura em estrada bem competente.

Baterias e dinâmica

Uma e outra simbolizam as versões de acesso das respetivas gamas, quer pela potência (há um CUPRA Leon PHEV com 245 CV) como pelo equipamento. O 308 também tem uma versão mais potente de 225 CV a partir da mesma base técnica, mas que, verdade seja dita, não traz nada de novo em termos de prestações e acaba por ser mais caro.
Ambos recorrem a um motor a gasolina de quatro cilindros (entre 1,4 e 1.6) que debitam 150 CV. É na parte híbrida que surgem mais diferenças, com uma máquina elétrica de maior potência no espanhol que lhe permite ser 20 CV mais potente: 204 conta 180 CV.
Ao volante, as diferenças de prestações são mínimas (são automóveis ágeis, mas não são desportivos), o mesmo acontecendo com os consumos. O CUPRA é ligeiramente mais rápido e frugal, e mesmo quando se esgota a bateria acabam por ser parecidos, até porque anunciam autonomias elétricas de 60 km, mas nenhum consegue carregar mais do que 45 a 50 km, e perante uma utilização real, rapidamente baixam para 30 km. A carrinha Leon carrega a um máximo de 3,7 kW, enquanto o 308 pode chegar, em opção, aos 7,4 kW por mais 400 euros (3,7 kW de série), o que permite baixar o tempo de carregamento para metade.

Um ponto mais efetivo

Em relação ao comportamento e ao andamento, o francês é o melhor do segmento e a carrinha Leon acaba por ficar logo atrás e muito perto, contudo é superior no sempre difícil compromisso conforto/efetividade, com um equilíbrio difícil de igualar. O eixo traseiro da carrinha 308, mais básico que o esquema independente da carrinha Leon, determina uma dinâmica sem diferenças numa utilização quotidiana, contudo a espanhola acaba por se superiorizar numa zona de curvas ou perante um golpe de volante mais brusco. Na prática são fáceis de conduzir desde o primeiro minuto, com direções precisas, obedientes e travagens contundentes, mesmo contabilizando o tato regenerativo mais subtil do pedal que é inerente a todos os plug-in.
Terminamos com o preço… na verdade a diferença neste caso é de apenas 65 euros… é o que terá a pagar a mais pela carrinha CUPRA. O Peugeot é mais moderno e superior em qualidade percebida, sem esquecer uma bagageira e a possibilidade de ter uma capacidade de carregamento superior. A Leon oferece uma dinâmica mais desportiva e uma habitabilidade superior. A capacidade da bagageira mancha um conjunto globalmente sólido.

Texto Álvaro Ruiz
Fotos Paulo Calisto

CONCLUSÃO

Pelo equipamento e tecnologia, a carrinha 308 é superior, até porque parece estar vários níveis acima. Mas não. O mais veterano CUPRA Leon ST assegura uma dinâmica de excelência, um habitáculo mais amplo e uma imagem mais desportiva.

FICHA TÉCNICA

CUPRA LEON SPORTSTOURER 1.4 E-HYBRID DSG

TIPO DE MOTOR                        Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                1.395 cm3

POTÊNCIA                                    150 CV às 5.000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     250 Nm às 1.550 rpm
TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa auto. 6 vel. (dupla embraiagem)

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                        Síncrono de íman permanente
POTÊNCIA MÁXIMA                  115 CV (85 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                     330 Nm

BATERIA                                        Iões de lítio, 12,8 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                57 km

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR                        Elétrico-gasolina, PHEV

POTÊNCIA TOTAL                       245 CV

BINÁRIO TOTAL                          400 Nm

VELOCIDADE MÁXIMA 225 km/h

ACELERAÇÃO                              7,0 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    1,3 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             30 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.657 / 1.799 / 1.463 mm

PNEUS                                           225/40 R18

PESO                                              1.721 kg

BAGAGEIRA                                 470 l

PREÇO                                           48.112 €

GAMA DESDE                              37.327 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 146,12 €

LANÇAMENTO                            Outubro de 2020

 

FICHA TÉCNICA

PEUGEOT 308 SW PLUG-IN HYBRID 180 E-EAT8

TIPO DE MOTOR                        Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo

CILINDRADA                                1.598 cm3

POTÊNCIA                                    180 CV às 6.000 rpm

BINÁRIO MÁXIMO                     250 Nm às 1.750 rpm
TRANSMISSÃO                            Dianteira, caixa auto. 8 vel. (conversor de binário)

SISTEMA ELÉTRICO

TIPO DE MOTOR                        Síncrono de íman permanente
POTÊNCIA MÁXIMA                  110 CV (81 kW)

BINÁRIO MÁXIMO                     320 Nm

BATERIA                                        Iões de lítio, 12,4 kWh

AUTONOMIA (WLTP)                63 km

SISTEMA HÍBRIDO

TIPO DE MOTOR                        Elétrico-gasolina, PHEV

POTÊNCIA TOTAL                       225 CV

BINÁRIO TOTAL                          360 Nm

VELOCIDADE MÁXIMA 235 km/h

ACELERAÇÃO                              7,6 s (0 a 100 km/h)

CONSUMO (WLTP)                    1,3 l/100 km (misto)

EMISSÕES CO2 (WLTP)             29 g/km (misto)

DIMENSÕES (C/L/A)                  4.636 / 1.852 / 1.442 mm

PNEUS                                           235/35 R19

PESO                                              1.800 kg

BAGAGEIRA                                 548-1574 l

PREÇO                                           48.265 €

GAMA DESDE                              29.765 €

IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 146,12 €

LANÇAMENTO                            Abril de 2022

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