Colocámos frente a frente duas das carrinhas mais apelativas do mercado, com a benesse de serem híbridas plug-in. CUPRA Leon Sportstourer 1.4 Hybrid DSG de 204 CV e Peugeot 308 SW Plug-in Hybrid 180 E-EAT8 são as opções de acesso dentro das respetivas gamas PHEV, ainda assim repletas de equipamento e polivalência. Vejamos para que lado pende o fiel da balança.
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Apesar da procura no segmento das carrinhas compactas ter caído bastante em termos de vendas, até porque a migração de clientes para o segmento dos SUV tem sido massiva, tanto o CUPRA Leon ST como o Peugeot 308 SW continuam a ser modelos fundamentais para as duas marcas. São-no pelo percurso histórico (convém não esquecer que este CUPRA Leon não é mais do que um SEAT Leon com um aspeto mais desportivo) e até pelo valor de mercado. Não obstante, e como repetimos em outras ocasiões, o facto de serem carrinhas com uma procura relativa nestas versões, não invalida que sejam excelentes produtos com um sucesso comercial que cativa o mercado. Dito isto, vejamos aquilo que oferecem e em quê cada uma se destaca.
Equipado de primeira
Comecemos pela mais recente no mercado, a 308 SW. Não é um dos últimos lançamentos, mas é o mais novo desta dupla e este facto é evidente num primeiro olhar e nos primeiros metros ao volante. Foi com esta 308 que a marca estreou os seus atuais códigos estéticos e isso permite-lhe oferecer uma imagem mais fresca que a da Leon. Esta frescura também se reflete no interior, onde encontramos um equipamento tecnológico superior ao do seu rival que está um passo atrás, mas que não está assim tão longe.
Entre os principais responsáveis por esse efeito “novidade”, encontramos o famoso posto de comando i-Cockpit, com o seu pequeno volante achatado e o painel de instrumentos digital por cima. Um ecrã de 10” que oferece um efetivo desenho 3D nos gráficos e que fazem dele um dos displays mais vanguardistas do mercado. A marca francesa tem vindo a melhorar a arquitetura e as sensações desta tecnologia disruptiva, que está presente nos seus modelos há 10 anos. Normalmente, é preciso algum tempo para nos habituarmos, mas é verdade que com o passar dos quilómetros acabamos por nos sentir confortáveis sem necessidade de forçar a posição de condução, algo que acontecia nas gerações anteriores.
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Falando de conforto, esta unidade conta com bancos aquecidos opcionais com seis tipos de massagem. Uns bancos de qualidade máxima que acrescentam um importante “plus” de conforto a juntar à já de si elevada qualidade do interior do atual 308, vestido à base de materiais de topo, bem montados e com um excelente equilíbrio entre comandos físicos e táteis, e menus muito completos e de fácil navegação do infoentertenimento. Aqui a vida a bordo está à altura de modelos de segmentos superiores (o 308 é claramente premium), por muito que o espaço nos lugares traseiros não deslumbre. Passageiros mais altos sentirão alguma falta de centímetros extra em quase todas as direções: largura dos ombros, espaço para pernas e altura para a cabeça. A bagageira, com 548 litros, é melhor que a do seu concorrente de ocasião e fica ao nível daqueles que agora são os seus principais rivais… os seus “irmãos” SUV.
Leon… mais amplo
Passando agora ao CUPRA, trata-se de um modelo que assume maior veterania e apreciamo-lo por isso, ainda que renuncie, por exemplo, a um elevado padrão digital. O painel de instrumentos é digital e maior que o do Peugeot, configurável, mas o desenho da informação é menos efetivo. O mesmo acontece com o ecrã multimédia, neste caso do mesmo tamanho (10”) e agora com boa resposta depois de ultrapassados os problemas iniciais do sistema, com informação muito estruturada, mas de apresentação mais simples e navegação um pouco menos completa. No Leon, a climatização também está a cargo de comandos táteis, que não são retroiluminados e que de noite obrigam a “entrar” no ecrã. Esta situação está mais bem resolvida no seu rival.
Por outro lado, o interior do CUPRA conta com materiais menos sofisticados. Deixa passar uma sensação global de modelo mais espartano o que pode ser extrapolado para o equipamento de conforto e segurança, com sistemas de série no Peugeot pelos quais será preciso pagar na carrinha Leon. Esta demarca-se em termos de habitabilidade, que é superior em todos os lugares, especialmente atrás, ainda que também por causa disso perca em espaço na mala, inferior à da sua oponente e num patamar pouco aceitável considerando as dimensões do veículo.
Segue-se agora a análise técnica e dinâmica, que não deixa de ser importante em carrinhas, até porque são versões PHEV com uma postura em estrada bem competente.
Baterias e dinâmica
Uma e outra simbolizam as versões de acesso das respetivas gamas, quer pela potência (há um CUPRA Leon PHEV com 245 CV) como pelo equipamento. O 308 também tem uma versão mais potente de 225 CV a partir da mesma base técnica, mas que, verdade seja dita, não traz nada de novo em termos de prestações e acaba por ser mais caro.
Ambos recorrem a um motor a gasolina de quatro cilindros (entre 1,4 e 1.6) que debitam 150 CV. É na parte híbrida que surgem mais diferenças, com uma máquina elétrica de maior potência no espanhol que lhe permite ser 20 CV mais potente: 204 conta 180 CV.
Ao volante, as diferenças de prestações são mínimas (são automóveis ágeis, mas não são desportivos), o mesmo acontecendo com os consumos. O CUPRA é ligeiramente mais rápido e frugal, e mesmo quando se esgota a bateria acabam por ser parecidos, até porque anunciam autonomias elétricas de 60 km, mas nenhum consegue carregar mais do que 45 a 50 km, e perante uma utilização real, rapidamente baixam para 30 km. A carrinha Leon carrega a um máximo de 3,7 kW, enquanto o 308 pode chegar, em opção, aos 7,4 kW por mais 400 euros (3,7 kW de série), o que permite baixar o tempo de carregamento para metade.
Um ponto mais efetivo
Em relação ao comportamento e ao andamento, o francês é o melhor do segmento e a carrinha Leon acaba por ficar logo atrás e muito perto, contudo é superior no sempre difícil compromisso conforto/efetividade, com um equilíbrio difícil de igualar. O eixo traseiro da carrinha 308, mais básico que o esquema independente da carrinha Leon, determina uma dinâmica sem diferenças numa utilização quotidiana, contudo a espanhola acaba por se superiorizar numa zona de curvas ou perante um golpe de volante mais brusco. Na prática são fáceis de conduzir desde o primeiro minuto, com direções precisas, obedientes e travagens contundentes, mesmo contabilizando o tato regenerativo mais subtil do pedal que é inerente a todos os plug-in.
Terminamos com o preço… na verdade a diferença neste caso é de apenas 65 euros… é o que terá a pagar a mais pela carrinha CUPRA. O Peugeot é mais moderno e superior em qualidade percebida, sem esquecer uma bagageira e a possibilidade de ter uma capacidade de carregamento superior. A Leon oferece uma dinâmica mais desportiva e uma habitabilidade superior. A capacidade da bagageira mancha um conjunto globalmente sólido.
Texto Álvaro Ruiz
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Pelo equipamento e tecnologia, a carrinha 308 é superior, até porque parece estar vários níveis acima. Mas não. O mais veterano CUPRA Leon ST assegura uma dinâmica de excelência, um habitáculo mais amplo e uma imagem mais desportiva.
FICHA TÉCNICA
CUPRA LEON SPORTSTOURER 1.4 E-HYBRID DSG
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.395 cm3
POTÊNCIA 150 CV às 5.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 250 Nm às 1.550 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 6 vel. (dupla embraiagem)
SISTEMA ELÉTRICO
TIPO DE MOTOR Síncrono de íman permanente
POTÊNCIA MÁXIMA 115 CV (85 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 330 Nm
BATERIA Iões de lítio, 12,8 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 57 km
SISTEMA HÍBRIDO
TIPO DE MOTOR Elétrico-gasolina, PHEV
POTÊNCIA TOTAL 245 CV
BINÁRIO TOTAL 400 Nm
VELOCIDADE MÁXIMA 225 km/h
ACELERAÇÃO 7,0 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 1,3 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 30 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.657 / 1.799 / 1.463 mm
PNEUS 225/40 R18
PESO 1.721 kg
BAGAGEIRA 470 l
PREÇO 48.112 €
GAMA DESDE 37.327 €
IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 146,12 €
LANÇAMENTO Outubro de 2020
FICHA TÉCNICA
PEUGEOT 308 SW PLUG-IN HYBRID 180 E-EAT8
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.598 cm3
POTÊNCIA 180 CV às 6.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 250 Nm às 1.750 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 8 vel. (conversor de binário)
SISTEMA ELÉTRICO
TIPO DE MOTOR Síncrono de íman permanente
POTÊNCIA MÁXIMA 110 CV (81 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 320 Nm
BATERIA Iões de lítio, 12,4 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 63 km
SISTEMA HÍBRIDO
TIPO DE MOTOR Elétrico-gasolina, PHEV
POTÊNCIA TOTAL 225 CV
BINÁRIO TOTAL 360 Nm
VELOCIDADE MÁXIMA 235 km/h
ACELERAÇÃO 7,6 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 1,3 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 29 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.636 / 1.852 / 1.442 mm
PNEUS 235/35 R19
PESO 1.800 kg
BAGAGEIRA 548-1574 l
PREÇO 48.265 €
GAMA DESDE 29.765 €
IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO (IUC) 146,12 €
LANÇAMENTO Abril de 2022