Fonte da GNR diz que, afinal, ainda não é hoje que vão entrar em funcionamento os novos radares de velocidade ponto a ponto, na Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. Mas, a partir de agora, está tudo apostos para começarem a multar.
A estrutura que liga as duas margens do Tejo foi uma das escolhidas para os testes piloto do controlo de velocidade média em Portugal, com radares instalados nos dois sentidos do tabuleiro. Mas só agora o sistema está ativo e a multar os infratores.
Os radares de velocidade média, também conhecidos como radares ponto a ponto, e identificados através de sinalização específica, já se encontram em atividade noutros pontos negros da rede nacional de estradas. Como o nome indica, controlam a velocidade em dois pontos da mesma via, calculando o tempo médio que o automóvel demorou a percorrer aquele troço específico. No caso de ser superior à estabelecida legalmente, é registado o auto.
A ideia é evitar o esquema frequentemente utilizado por condutores que travam e voltam a acelerar depois de passarem o posto de controlo de velocidade.
Veja no vídeo abaixo como funciona: