fbpx




Sempre que vai de viagem, seja no verão ou no inverno, nunca se esqueça de realizar uma revisão ao seu veículo.

Entre os vários pontos que pode observar, mecânicos ou não, as questões da visibilidade e da iluminação são muito importantes. Há vários detalhes que convém ter em conta que podem melhorar a visibilidade no automóvel, ganhando em segurança.

Entende-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 metros e deve poder observar a via a partir de, no mínimo, 3,5 metros da frente do veículo. Se quer ver bem quando vai ao volante do seu carro, para além de comprovar que as luzes funcionam, que estão alinhadas e em plena potência, é importante fazer uma revisão a outros elementos que é necessário ter em conta para que a visibilidade esteja nos 100%.
Os espelhos retrovisores e os vidros do carro devem estar limpos e livres de quaisquer objetos que impeçam de ver mais além. Em relação ao condutor, não se esqueça de fazer testes de visão regulares e usar óculos no caso de ter sido receitado pelo médico.
Deve também estar consciente de que os restantes veículos que circulam pela via devem saber que o seu carro está ali, portanto deve ser visto por todos os que circulam pela estrada. Assim, utilize devidamente os indicadores de mudança de direção (piscas), e todos os dispositivos luminosos à medida que forem sendo necessários, incluindo os faróis de nevoeiro. Todo o cuidado é pouco.

A Carros & Motores elaborou uma lista de dicas e conselhos para ver melhor a estrada e para ser visto por todos os restantes veículos em circulação na estrada.

Para ver

1 – Regule os espelhos retrovisores do carro. Faça-o sempre depois de ter acertado corretamente o banco, nunca ao contrário. Mantenha-os limpos. De que servem estar bem regulados, e têm os espelhos repleto de marcas de gotas e água

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade