Revistacarros

Citroën Xantia comemora 30 anos de vida

Une Xantia Citroën dans la cour intérieur d'une villa espagnole en février 1993. Photo de Patrick Legros. Utilisation éditoriale uniquement, nous contacter pour toute autre utilisation

Quem não se lembra do Xantia? A Citroën celebra o 30º aniversário do Xantia, modelo lançado a 4 de março de 1993.

Produzido na Europa em mais de 1.300.000 exemplares entre 1993 e 2002 – o Xantia também teve uma carreira na China em 1996 e 1997 e no Irão até 2010 – o Xantia tornou-se num automóvel emblemático da história da Citroën.

Aclamado pelo seu conforto, segurança e prazer de condução, o Xantia sucedeu ao BX e incluiu a tecnologia Hydractive II, um sistema de suspensão hidropneumática controlado eletronicamente, que reduzia o rolamento e melhorava a condução, sem comprometer o conforto.

Uma tecnologia que encontraria a sua expressão máxima na versão Activa, lançada em 1994, equipada com o novo sistema anti-rolamento SC-CAR, que lhe permitia manter-se completamente plano. Uma mais-valia para o Xantia que viria a inspirar Jacques Séguéla, para um memorável anúncio publicitário com Carl Lewis.

Este aniversário foi celebrado pela L’Aventure Citroën no passado sábado, dia 4 de março, no Conservatório Citroën em Aulnay-sous-Bois, na presença do clube Xantia Activa, onde se expuseram um total de 56 viaturas.

Exit mobile version