Quem não se lembra do Xantia? A Citroën celebra o 30º aniversário do Xantia, modelo lançado a 4 de março de 1993.
Produzido na Europa em mais de 1.300.000 exemplares entre 1993 e 2002 – o Xantia também teve uma carreira na China em 1996 e 1997 e no Irão até 2010 – o Xantia tornou-se num automóvel emblemático da história da Citroën.
Aclamado pelo seu conforto, segurança e prazer de condução, o Xantia sucedeu ao BX e incluiu a tecnologia Hydractive II, um sistema de suspensão hidropneumática controlado eletronicamente, que reduzia o rolamento e melhorava a condução, sem comprometer o conforto.
Uma tecnologia que encontraria a sua expressão máxima na versão Activa, lançada em 1994, equipada com o novo sistema anti-rolamento SC-CAR, que lhe permitia manter-se completamente plano. Uma mais-valia para o Xantia que viria a inspirar Jacques Séguéla, para um memorável anúncio publicitário com Carl Lewis.
Este aniversário foi celebrado pela L’Aventure Citroën no passado sábado, dia 4 de março, no Conservatório Citroën em Aulnay-sous-Bois, na presença do clube Xantia Activa, onde se expuseram um total de 56 viaturas.