A Citroën está a preparar-se para agitar os mercados sul-americano e indiano com uma nova adição à sua gama, entrando no frenesim coupé-SUV com um toque de acessibilidade.
É assim que surge o Basalt Vision, apresentado num teaser oficial antes da sua estreia a 27 de março, possivelmente em versão de quase produção. O novo modelo – anteriormente conhecido como Citroën C3X – foi apanhado em várias ocasiões ao longo do ano passado. Enquanto alguns lhe chamaram “fastback” e outros o comparam a um sedan com um toque de crossover, a Citroen optou pelo termo “coupé-SUV”.
A postura do crossover será acentuada pela generosa distância ao solo e pelo revestimento de plástico, mas a natureza económica da plataforma pode ainda transparecer nas proporções.
O Citroen Basalt partilhará as plataformas CMP e eCMP com o novo C3 e o novo C3 Aircross. O mesmo se aplica ao motor a gasolina de 1,2 litros turboalimentado, com 110 CV. Além disso, os rumores sugerem que uma versão totalmente elétrica está na calha, expandindo a gama de veículos elétricos da Citroën nas regiões onde será oferecida.
O interior será, muito provavelmente, partilhado com os seus irmãos tradicionais, embora a Citroën possa acrescentar mais caraterísticas após as críticas ao fraco equipamento do novo C3 Aircross na Índia. Note-se que este modelo é diferente do próximo SUV subcompacto de três filas Citroen C3 Aircross com especificações europeias, que será lançado no final deste ano.
A designação Basalt significa um afastamento da atual estratégia de designação da Citroën, que normalmente envolve um “C” seguido de um número, juntamente com a letra “X” para os modelos fastback ou a designação “Aircross” para os SUV.