fbpx




Quatro anos após o seu lançamento nos mercados, o Citroën Ami recebe uma renovação completa e adota uma nova pintura “Night Sepia”, castanho-escuro cru que lhe confere maior consistência e robustez, sem que com isso perca o seu carácter distintivo.

Comercializado desde abril de 2020, já se contabilizam perto de 50.000 Citroën Ami vendidos em 14 países, tornando-o num verdadeiro fenómeno social que mudou a paisagem da mobilidade urbana e periurbana. O Citroën Ami foi a primeira proposta a dar uma verdadeira resposta aos desafios da micromobilidade e da transição energética, num veículo elétrico acessível e inovador de dois lugares, seguro e confortável, que, em determinados países, pode ser utilizado por jovens a partir dos 14 anos, sem carta de condução.

Em Portugal já se comercializaram mais de 1.500 unidades desde o seu lançamento, em setembro de 2021. Integrando a categoria de Quadriciclos Ligeiro (tipo “L6e”), em Portugal pode ser conduzido por maiores de 16 anos, com carta da categoria “AM”.

Para assinalar o 4º aniversário do modelo, a gama Ami evolui. Aproveitando o melhor das versões Tonic e Pop do Ami, a Citroëm criou a nova versão Peps, que se caracteriza por um estilo atrativo, feito de contrastes, detalhes coloridos e grafismos, bem como acessórios inteligentes para facilitar o quotidiano. A Citroën também ouviu atentamente os seus clientes e fez evoluir a versão Cargo através de um módulo denominado KIT My Cargo, disponível como acessório. Permite uma maior versatilidade de utilização do Ami, pois deixa de ser necessário sacrificar o lugar do passageiro, podendo o cliente optar entre levar a seu lado um passageiro ou, em alternativa, utilizar este módulo, prático e de fácil instalação, que oferece um volume de carga adicional.

A Citroën renova ainda a sua gama com o lançamento do My Ami Peps, versão topo de gama que reúne o melhor das anteriores versões Pop e Tonic. Completa a versão de entrada Ami Ami e as versões do coração de gama My Ami Orange, Grey e Blue.

No exterior, o My Ami Peps apresenta-se como uma versão dinâmica do Ami, pronta a abrir caminho no trânsito, dando ares de pequeno desportivo. Também adota elementos de um aventureiro citadino. A versão Peps tem uma dianteira muito expressiva, com uma faixa gráfica preta sob o para-brisas, animada por autocolantes horizontais em amarelo ácido e contornos dos faróis em preto. O toque dinâmico é dado por um spoiler traseiro, quatro embelezadores de roda de design floral e detalhes em branco, dois autocolantes no painel traseiro e outros dois autocolantes nas soleiras das portas.

Estes elementos de design de elevado contraste baseiam-se em cores vivas, como o energético vermelho Infra Red e um amarelo vibrante. Apresentam formas geométricas distintas que fazem lembrar o mundo dos videojogos. A numeração “2” faz alusão ao que é comum nas viaturas de competição. Na parte traseira da viatura, o círculo, metade sólido e metade em filigrana, reforça o estilo e reflete as formas redondas do veículo e dos seus faróis. Também reflete o círculo na parte inferior da cápsula da porta. Com um olhar atento aos detalhes, as estrias na parte inferior desta cápsula fazem lembrar os chevrons Citroën e encontram ligação aos motivos subtilmente colocados na faixa preta da secção frontal.

Já no interior do My Ami Peps os utilizadores irão encontrar todos os equipamentos de série que facilitam a vida quotidiana, com acessórios funcionais como o suporte para um smartphone, as redes nas portas com uma faixa laranja, a rede da divisória central, o gancho amarelo para sacos e os três compartimentos de arrumação em tom laranja. As portas mantêm as duas cintas de abertura e há pespontos laranja nos tapetes.

O My Ami Peps está disponível por 8.990 euros.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade