Os automóveis chineses subiram de qualidade muito nos últimos anos e, embora a maioria deles tenha um aspeto único, alguns ainda se assemelham a alternativas ocidentais. O BAW 212 é um desses automóveis.
Para quem não sabe, BAW significa Beijing Auto Works. A marca fazia parte da BAIC, mas tornou-se uma marca independente em 2020. Tem vindo a construir o BJ212 original desde a década de 1960 e finalmente lançou um modelo de próxima geração. Parece um cruzamento entre um Jeep Wrangler, um Ford Bronco e um Land Rover Defender e será lançado no mercado chinês no segundo semestre do ano.
Foram divulgadas fotos do modelo de entrada. A secção dianteira é dominada por um grande para-choques de plástico preto e arcos de roda da mesma cor, como os encontrados num Wrangler. A BAW também equipou o novo 212 com faróis redondos de LED e uma grelha simples com três grandes lâminas horizontais. O todo-o-terreno também possui uma luz de condução no painel frontal do lado do condutor.
O 212, que tem 4.705 mm de comprimento, 1.895 mm de largura e 1.936 mm de altura, tem um conjunto de pneus todo-o-terreno com rodas pretas e prateadas. Também possui espelhos retrovisores e puxadores das portas grandes e de aspeto robusto e vem equipado com degraus laterais e para-lamas, bem como um suporte de roda sobresselente e luzes traseiras circulares na traseira.
A versão topo de gama é conhecida como BAW 212 Special Edition. Apresenta um para-choques dianteiro único e uma grelha diferente. Foi equipado com novas jantes e pneus BFGoodrich, bem como um snorkel, um pequeno capô e cavas das rodas pintadas. Este 212 de segunda geração pesa 2.150 kg.
Embora muitos fabricantes de automóveis chineses estejam a lançar veículos todo-o-terreno elétricos a bateria, o 212 não é um veículo elétrico. Em vez disso, está equipado com um motor de 2,0 litros turbo de quatro cilindros que produz 248 CV que está acoplado a uma caixa de 8 velocidades com tração às quatro rodas.
Um olhar para o interior do habitáculo do novo modelo revela um grande ecrã de infoentretenimento e um painel de instrumentos digital. Também podemos ver botões para ativar os modos 4H, 2H e 4L, bem como botões para bloquear os diferenciais e desligar a barra de oscilação.