O construtor chinês ChangAn inicia a sua aventura comercial na Europa com o lançamento do seu SUV elétrico ChangAn Deepal S07.
Embora seja apresentado em breve na Alemanha – sede europeia – as primeiras unidades chegarão à Noruega no final de abril. A empresa espera estar presente em Espanha em 2026.
O mercado automóvel europeu dá as boas-vindas a um novo interveniente na corrida à eletrificação. A ChangAn, um dos quatro maiores fabricantes de automóveis da China, anunciou o seu desembarque na Europa com o lançamento do ChangAn Deepal S07, um SUV elétrico concebido no seu Centro de Design de Turim e adaptado, segundo a marca, aos padrões e gostos do consumidor europeu.
No evento de lançamento em Mainz, na Alemanha, a 21 de março, o presidente da empresa, Zhu Huarong, revelará a estratégia da marca para a Europa. Com este passo, a ChangAn reforça a sua presença global, depois de consolidar a sua posição na China com uma transição recorde para a mobilidade elétrica, atingindo 400.000 vendas de veículos elétricos em apenas 29 meses.
O ChangAn Deepal S07 foi concebido a pensar no condutor europeu. Equipado com propulsão elétrica que oferece 475 km de autonomia (de acordo com o ciclo WLTP), tecnologia avançada de assistência à condução e um ecrã de realidade aumentada no para-brisas, este modelo aspira a tornar-se uma alternativa no segmento premium dos SUV eléctricos – não será fácil, embora o adjetivo Premium seja utilizado com ligeireza pelos novos players que se querem posicionar neste território, sem perceberem que Premium não se resume à tecnologia de eletrificação ou à conetividade.
É verdade que tem uma classificação de segurança de 5 estrelas nos testes Euro NCAP, um fator importante na competitiva indústria automóvel europeia. O seu preço inicial rondará os 45.000 euros, o que é surpreendente para um modelo com 4.750 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2.900 mm.
A ChangAn assegurou parcerias com os principais grupos de distribuição para estabelecer uma rede de concessionários inicialmente na Alemanha, nos Países Baixos, no Reino Unido e na Escandinávia. A Noruega será o primeiro mercado onde a empresa começará a comercializar o seu SUV, embora a ambição da ChangAn seja clara: fechar 2025 com uma presença em pelo menos dez mercados europeus e uma rede de mais de 100 concessionários. Mas em Portugal teremos de esperar até 2026 para o ver por cá.
Para garantir o apoio pós-venda, a empresa abriu um centro logístico de peças suplentes nos Países Baixos, que servirá de ponto de distribuição central para toda a sua rede de vendas. Para este compromisso com a Europa, a ChangAn, sediada em Munique para as suas operações continentais, reuniu uma equipa de 500 profissionais e recorre à experiência dos seus centros de I&D em Itália e no Reino Unido para desenvolver tecnologias de ponta adaptadas às exigentes normas europeias.